Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Deputados defendem consenso para proteger orçamento das agências reguladoras
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Nacional > Deputados defendem consenso para proteger orçamento das agências reguladoras
Nacional

Deputados defendem consenso para proteger orçamento das agências reguladoras

Redacao 19 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

05/08/2025 – 14:28  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Audiência reuniu deputados de quatro comissões da Câmara

Deputados defenderam nesta terça-feira (5) a criação de um consenso no Congresso Nacional para ampliar a autonomia orçamentária das 11 agências reguladoras federais e limitar o efeito dos bloqueios orçamentários decretados pelo governo federal sobre a atuação destes órgãos.

A crise orçamentária das agências foi debatida em uma reunião conjunta de quatro comissões da Câmara dos Deputados (Desenvolvimento Urbano; Minas e Energia; Saúde; e Viação e Transportes) com executivos das agências.

Atualmente, estes órgãos possuem autonomia limitada para gastar o que arrecadam com taxas e multas. Parcela significativa dos recursos é bloqueada pelo governo para cumprir metas fiscais. Em maio, por exemplo, o Executivo anunciou um congelamento de 25% das despesas discricionárias das agências (R$ 444,1 milhões). Após críticas no Congresso, parte dos valores foi retornada em julho.

Comprometimento
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que propôs a audiência, disse que a penúria de recursos e a falta de pessoal comprometem a atuação regulatória e fiscalizadora destes órgãos, que atuam em setores dinâmicos da economia, como energia elétrica e telecomunicações. “Todos os setores têm um dinamismo muito acentuado e se essas agências não conseguirem acompanhar isso, não têm condições de bem exercer o seu papel”, disse.

A diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez, afirmou aos deputados que as agências arrecadam anualmente para a União valores superiores aos necessários para sua manutenção. “Isso implica em que todas as agências são superavitárias em relação ao que custam para o estado brasileiro”, disse. No entanto, segundo ela, as 11 agências estão com carência de pessoal e defasagem tecnológica.

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Bruno Caselli, afirmou que a situação pode piorar em 2026, já que os limites orçamentários propostos pelo governo às agências é inferior ao deste ano. “Isso, já de partida, nos coloca numa situação de corte a partir do janeiro”, disse Caselli. A proposta orçamentária do próximo ano está sendo elaborada pelo Executivo e deve ser enviada ao Congresso no final deste mês.

Diante da situação, diversos parlamentares sugeriram medidas concretas para as agências reguladoras. O deputado Danilo Forte (União-CE) defendeu uma união de esforços para “salvar” o orçamento delas. Já o deputado Julio Lopes (PP-RJ) propôs um fundo específico para financiar as agências, com fontes próprias, que ficaria protegido do contingenciamento.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Veronica Sánchez entregou proposta de autonomia para as agências

Proposta de autonomia
Durante a audiência pública, a diretora-presidente da ANA entregou ao deputado Arnaldo Jardim, em nome do Comitê das Agências Reguladoras Federais (Coarf), uma proposta de autonomia orçamentária e financeira para as agências reguladoras federais. O comitê representa os interesses dos órgãos reguladores junto a instâncias governamentais e não governamentais.

Jardim disse que vai levar a proposta para os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e Senado, Davi Alcolumbre. Além disso, ele e outros deputados devem se reunir com o relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Gervásio Maia (PSB-PB), para analisar a possibilidade de incorporar no texto da lei a limitação de contingenciamento das verbas das agências reguladoras.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

Assuntos Nacional

Leia Também

Marco temporal aumenta violência contra indígenas, dizem lideranças e governo

Por Redacao 13 horas atrás

Ministras e deputadas incentivam protagonismo de mulheres e povos tradicionais na COP 30

Por Redacao 14 horas atrás

Ministro da Saúde será ouvido por comissão que analisa criação de programa do SUS

Por Redacao 14 horas atrás

Frentes ambientalistas reforçam pedido de veto ao projeto que altera licenciamento ambiental

Por Redacao 14 horas atrás

Especialistas alertam para conteúdos violentos direcionados a crianças e adolescentes em plataformas digitais

Por Redacao 15 horas atrás

Motta determina cancelamento da sessão e marca reunião de líderes para esta quarta-feira

Por Redacao 15 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?