Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Projeto reforça obrigatoriedade de ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Nacional > Projeto reforça obrigatoriedade de ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas
Nacional

Projeto reforça obrigatoriedade de ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

04/06/2025 – 16:03  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Camila Jara, autora da proposta

O Projeto de Lei 4340/24 prevê medidas para garantir a implementação, nas redes de ensino pública e privada, do estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil. Entre outros pontos, o texto prevê a formação continuada de professores e o aperfeiçoamento de material didático sobre o tema.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), que determina a obrigatoriedade do ensino dessa temática no currículo escolar.

Os autores do projeto – a deputada Camila Jara (PT-MS), o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) e outros três parlamentares –  afirmam que, apesar de previsto na lei, o ensino da história africana e afro-brasileira carece da parceria financeira e técnica de estados e do governo federal para ir além da celebração de datas comemorativas e se consolidar como parte do conteúdo escolar ao longo do ano.

“A proposição, portanto, busca estabelecer uma rede de agentes de governança, que funcione como articuladores entre as esferas de governo e com a sociedade civil, especialmente as universidades, com a função de disseminar saberes”, justificam os autores.

Formação continuada
Pela proposta, caberá ao Executivo estadual e ao municipal promover a formação continuada de profissionais da educação e o aperfeiçoamento dos processos de
escolha e distribuição de materiais didáticos e literários que darão suporte à
transmissão destes conteúdos.

O texto também determina que a implementação do ensino das disciplinas seja avaliada por meio de plano de metas.

Por fim, a proposta obriga as escolas públicas e privadas a adotar protocolos de
identificação e respostas à discriminação racial ou étnico-racial.

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação; de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Depois que passar pela Câmara, o projeto seguirá para votação no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

Assuntos Nacional

Leia Também

Parlamentares mulheres defendem integração entre gênero e clima em debate na COP30

Por Redacao 22 horas atrás

Parlamentares aprovam 25 diretrizes para enfrentar crise climática durante a COP30

Por Redacao 22 horas atrás

Motta: debate sobre o Marco Legal de Combate ao Crime Organizado tomou conta do Brasil

Por Redacao 22 horas atrás

COP30: Redução de emissões de metano é crucial e urgente para limitar aquecimento global

Por Redacao 22 horas atrás

Comissão aprova simplificar resolução de conflitos territoriais entre municípios

Por Redacao 23 horas atrás

Lei amplia diagnóstico de autismo para adultos e idosos

Por Redacao 24 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?