Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Instalada frente parlamentar para fortalecer o combate a crimes cibernéticos no Brasil
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Nacional > Instalada frente parlamentar para fortalecer o combate a crimes cibernéticos no Brasil
Nacional

Instalada frente parlamentar para fortalecer o combate a crimes cibernéticos no Brasil

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

25/03/2025 – 18:04  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Tabata Amaral: é urgente o Brasil se preparar para os desafios da era digital

Foi instalada nesta terça-feira (25) a Frente Parlamentar de Apoio à Cibersegurança e à Defesa Cibernética, composta até o momento por 18 senadores e quatro deputados federais. A frente foi criada no final de 2024, por meio da Resolução 55/24, do Senado Federal, e será presidida pelo senador Esperidião Amim (PP-SC).

Segundo o senador, um dos objetivos do colegiado será conscientizar a sociedade sobre a rápida migração de práticas criminosas tradicionais, como assaltos a bancos e a caixas eletrônicos, para o ambiente digital. “Isso significa que deixou de haver cobiça? Não! O ataque agora é cibernético”, disse.

Amim disse ainda que a frente deverá convocar o parlamento para “uma discussão profunda sobre a necessidade e a viabilidade de uma agência nacional de defesa cibernética, reunindo os setores civil e militar”. Por fim, afirmou que considera fundamental a interação entre os setores público e privado para enfrentar os desafios da cibersegurança.

Golpes cibernéticos
Integrante da frente, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) disse ser urgente o Brasil começar a se preparar para os desafios da era digital, especialmente os crimes cibernéticos.  “Se não estivermos juntos, focados no problema que temos adiante e trabalhando com os melhores e maiores especialistas, a gente vai ficar para trás”.

Ela sugeriu ainda que a frente tenha como foco as vítimas de golpes cibernéticos. “É muito importante que a gente nunca perca de vista aquele idoso que continua caindo em golpe de WhatsApp, aquela menina adolescente que está sendo vítima de perseguições online,  ou coisas piores como crianças que são vítimas de um dos piores crimes da humanidade, que é a pedofilia, dentre tantos outros crimes”, concluiu.

Defesa eficaz
Também participaram da instalação da Frente Parlamentar o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Achilles Furlan Neto, e o secretário-geral do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ivan Correa Filho.

Para Furlan Neto, a frente é um passo importante para tornar a defesa cibernética do País mais eficaz. “Este passo, eu tenho certeza, contribui muito para que a defesa cibernética de todos os nossos ativos, seja bancário, dados especiais, dados do Estado, todos esses dados estejam protegidos”, pontuou.

Segundo a resolução 55/24, entre os temas a serem debatidos pela frente estão:

  • modelos de políticas públicas de cibersegurança e defesa cibernética;
  • a criação de uma agência reguladora nacional responsável pela coordenação de respostas a ataques e incidentes cibernéticos;
  • parcerias entre a indústria de cibersegurança e órgãos públicos para o desenvolvimento de tecnologias e inovações no setor; entre outros assuntos.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Assuntos Nacional

Leia Também

Hugo Motta envia 20 representações contra 11 deputados ao Conselho de Ética

Por Redacao 2 dias atrás

Comissão aprova criação de carteira nacional de identificação da pessoa com epilepsia

Por Redacao 3 dias atrás

Hugo Motta envia representações contra 20 deputados ao Conselho de Ética

Por Redacao 3 dias atrás

Comissão aprova projeto que transforma maus-tratos e abandono de idosos em crime hediondo

Por Redacao 3 dias atrás

Comissão aprova projeto que proíbe a venda de produtos em presídios

Por Redacao 3 dias atrás

Comissão aprova projeto que renova celebração do Biênio da Primeira Infância do Brasil

Por Redacao 3 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?