Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Câmara lança livro sobre mudanças na Lei de Improbidade Administrativa
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Nacional > Câmara lança livro sobre mudanças na Lei de Improbidade Administrativa
Nacional

Câmara lança livro sobre mudanças na Lei de Improbidade Administrativa

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

25/03/2025 – 19:02  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Evento de lançamento do livro no Salão Nobre da Câmara

A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira  (25) o livro “Improbidade Administrativa: Reflexões à Luz da Lei 14.230/2021”, organizado por Marilene Carneiro Matos, Felipe Dalenogare Alves e Rafael Amorim de Amorim, consultor legislativo na Casa.

Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, autor de um dos artigos do livro, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, que escreveu o prefácio da obra.

O ministro do STJ ressaltou que, ao longo das últimas décadas, o Brasil tem enfrentado desafios significativos relativos à corrupção e à má gestão dos recursos públicos – práticas que a Lei de Improbidade Administrativa, alterada pela Lei 14.230/21, tenta combater.  Para ele, “o livro surge num momento crucial, no qual o debate sobre a ética na gestão pública, a responsabilização dos agentes públicos e a segurança jurídica na atuação  pública ganham ainda mais relevância”.

Também compareceram ao evento outros autores da obra, como o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral Guilherme Pupe da Nóbrega, o advogado-geral da União substituto Flávio José Roman e o diretor do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal, Antônio Rodrigo Machado.

Alterações na lei 
Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro sem vetos, a  Lei 14.230/21, que reformou a Lei de Improbidade Administrativa, foi a maior mudança feita na norma, que está em vigor desde 1992. A principal alteração é a exigência de dolo (intenção) para que os agentes públicos sejam responsabilizados. Danos causados por imprudência, imperícia ou negligência não podem mais ser configurados como improbidade.

A obra lançada pela Câmara analisa em detalhes essas alterações, observando aspectos como a tipificação dos atos de improbidade, a exigência do dolo, as sanções previstas e as implicações das mudanças na lei para o controle externo e a responsabilização de agentes públicos.

O livro aborda ainda as inovações processuais, como a dosimetria das penas, a aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade e a compatibilidade das ações em diferentes esferas de responsabilidade.

Serviço 
A publicação está disponível para compra na livraria física da Câmara – no Hall do Cedi, no Anexo 2 – e na livraria virtual da Edições Câmara. O e-book também pode ser baixado gratuitamente na Biblioteca Digital e nas plataformas Apple e Google.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Assuntos Nacional

Leia Também

Hugo Motta envia 20 representações contra 11 deputados ao Conselho de Ética

Por Redacao 2 dias atrás

Comissão aprova criação de carteira nacional de identificação da pessoa com epilepsia

Por Redacao 3 dias atrás

Hugo Motta envia representações contra 20 deputados ao Conselho de Ética

Por Redacao 3 dias atrás

Comissão aprova projeto que transforma maus-tratos e abandono de idosos em crime hediondo

Por Redacao 3 dias atrás

Comissão aprova projeto que proíbe a venda de produtos em presídios

Por Redacao 3 dias atrás

Comissão aprova projeto que renova celebração do Biênio da Primeira Infância do Brasil

Por Redacao 3 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?