Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem
Executivo

Governo do Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

As orientações fazem parte do alinhamento das ações de enfrentamento da seca coordenado pelo governador Wilson Lima

Foto: Antonio Lima /Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, intensifica a adoção de medidas preventivas e uso racional de recursos naturais para a população dos municípios que moram em áreas de risco com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem neste ano no estado. As orientações fazem parte do alinhamento das ações de enfrentamento à estiagem coordenado pelo governador Wilson Lima.

O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, enfatizou que as instruções precisam ser adotadas, principalmente, por quem mora em áreas de risco.

“Há uma probabilidade de ter uma estiagem, e temos o compromisso de levar recomendações necessárias para que a população possa estar preparada, tendo aí uma atenção especial para as pessoas que moram em área de risco e os mais vulneráveis. Temos que consumir de forma racional os recursos e evitar desperdícios”, disse.

Foto: Antonio Lima /Secom

Orientações

Manter-se informado: fique atualizado com informações oficiais sobre a estiagem e alertas de emergência. Siga sempre as orientações das autoridades locais para sua segurança e a de sua comunidade.

Uso racional de água e energia: desligue aparelhos quando não estiver em uso e opte por lâmpadas de baixo consumo para economizar energia; armazene água potável, feche as torneiras, conserte vazamentos e reutilize a água sempre que possível.

Foto: Antonio Lima /Secom

Planejamento

Está em andamento a construção do plano de trabalho estadual para que as secretarias atuem no planejamento prévio para minimizar os efeitos da estiagem, caso ocorra. A Defesa Civil tem realizado desde o mês de janeiro reuniões com setores como indústria e comércio, poderes públicos, empresas de telecomunicações e concessionárias de água e energia para fornecer informações e coordenar ações de prevenção diante da possibilidade de outra severa estiagem em 2024.

No dia 9 de maio, o governador Wilson Lima anunciou a emissão de licenças ambientais para a dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas e destacou que o Governo do Estado tem agido de forma antecipada para minimizar os impactos da estiagem deste ano, cuja previsão é de que seja tão ou mais intensa quanto a de 2023.

O trabalho de dragagem será feito pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com previsão de início imediato a partir da emissão das licenças. A dragagem atende um pleito do governador que desde o início do ano vem se reunindo com ministros de Estado, a exemplo dos ministérios de Portos e Aeroportos, de Integração e Desenvolvimento Regional e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, solicitando apoio na antecipação de ações.

Foto: Antonio Lima /Secom

“Estamos atentos, e o governador tem frequentemente conversado, ligado para os ministros, justamente para que todos os pedidos e as recomendações que foram colocadas, de fato, elas aconteçam e a para que possamos, de forma integrada, termos essas ações realizadas para que os impactos sejam minimizados”, comentou o coronel Francisco Máximo.

O serviço de dragagem consiste na retirada de sedimentos (como areias e outros materiais) do fundo dos rios para facilitar a navegação de embarcações e evitar que encalhem. Entre os trechos que receberam as licenças ambientais, emitidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), estão: Manaus-Itacoatiara (rio Madeira); Codajás-Coari e Benjamin Constant-São Paulo de Olivença (rio Amazonas) e Benjamin Constant – Tabatinga (rio Solimões).

O post Governo do Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Benjamin Constant, Coari, Codajás, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Itacoatiara, Manaus, São Paulo de Olivença, Tabatinga

Leia Também

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

Por Redacao 21 horas atrás

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

Por Redacao 21 horas atrás

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

Por Redacao 21 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

Por Redacao 21 horas atrás

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

Por Redacao 21 horas atrás

Governo Presente: Com serviços estendidos, 21ª edição do programa realiza mais de 5,3 mil atendimentos na zona oeste

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?