Discussões abordaram temas como saneamento, reciclagem, proteção animal e segurança nas próprias comunidades das estudantes

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar encerrou nesta quarta-feira (03/12), ciclo do projeto Seiva.Dados, reunindo mais de mil alunos de Ensino Médio participantes da ação, além de representantes das instituições parceiras, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Instituto de Ciências Periféricas (ICP) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Durante o evento, alunas de todos os grupos apresentaram ao público os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos cinco meses nas Escolas Estaduais (EE) Manoel Rodrigues de Souza, EE Roberto dos Santos Vieira, EE Ruy Alencar, EE Nathalia Uchoa e EE Jairo da Silva Rocha.
As pesquisas abordam questões presentes nas comunidades onde as estudantes vivem, como proteção de animais em situação de vulnerabilidade, questões ambientais, saneamento básico, saúde, infraestrutura e segurança pública.
Representando a Secretaria de Educação, a assessora pedagógica do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), Rita Pereira, destacou o impacto social do projeto. “Esse é um projeto muito importante, que mobilizou as estudantes a pensarem soluções sobre questões que elas enxergam dentro da própria comunidade. Faz parte do processo delas entenderem que podem mudar a realidade onde vivem, que são agentes sociais de transformação”, afirmou Rita, ponto focal do Seiva.Dados na Secretaria de Educação.
Entre as participantes, a estudante Yasmin Lopes, 16, aluna da 1ª série do Ensino Médio da EE Manoel Rodrigues de Souza e integrante do grupo SOS Pets, ressaltou a importância da experiência. “Os animais em situação de rua fazem parte do cotidiano do nosso bairro, e transformar isso numa discussão embasada, com dados, entrevistas e pesquisa foi muito significativo”, comentou a aluna.
Além das apresentações, a programação também contou com uma batalha de Slam, competição de poesia falada promovida pelo grupo Perifa Amazônia, encerrando o evento com uma atividade cultural que dialoga com os territórios e as vivências das estudantes.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Formação docente
Os professores que orientaram as estudantes ao longo do projeto também passaram por um processo formativo realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do curso livre “Abordagem STEAM e Aprendizagem por Projetos aplicados a problemas territoriais”, promovido pela Gedutec.
Durante o curso, os educadores foram incentivados a desenvolver projetos interdisciplinares a partir de metodologias colaborativas, com foco em Ciência de Dados, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, além da Aprendizagem Baseada em Projetos e da aplicação de soluções a partir de dados locais.
A professora de Língua Portuguesa da EE Jairo da Silva Rocha e orientadora de projetos na escola, Emanuella Costa, também destacou o papel formativo do Seiva.Dados. “A iniciativa busca fortalecer o pensamento crítico das estudantes e ampliar a compreensão delas sobre seu lugar na sociedade, estimulando o protagonismo juvenil e a construção de uma atuação cidadã mais consciente e participativa”, ressaltou a professora.
Projetos desenvolvidos nas escolas
Na EE Nathalia Uchoa, o grupo “Winx Fadas da Reciclagem” trabalhou o descarte correto de resíduos e a problemática das lixeiras viciadas no bairro Japiim. O grupo “Star Girls” desenvolveu uma proposta voltada para melhorias de infraestrutura dentro da própria escola, enquanto o grupo “Winters” realizou entrevistas e formulários sobre segurança pública no bairro Japiim II.
Na EE Roberto dos Santos Vieira, o grupo “UNI4” abordou a falta de infraestrutura no bairro Nova Cidade, com ênfase na acessibilidade e nas condições das vias, a partir de entrevistas com moradores. O grupo “Twice” também tratou do descarte correto de resíduos sólidos no mesmo bairro. Já o grupo “Quimera” desenvolveu uma reflexão sobre saúde pública no bairro Monte das Oliveiras.
Na EE Ruy Alencar, o grupo “InfraEscola” trouxe reflexões sobre a infraestrutura da própria unidade de ensino. O grupo “Parada Segura” trabalhou a temática da segurança das mulheres nas paradas de ônibus do entorno da escola, propondo o debate sobre mobilidade e violência urbana.
Na EE Manoel Rodrigues de Souza, o grupo “As SuperMendes” desenvolveu reflexões ambientais sobre saneamento básico e arborização no bairro Armando Mendes, com ações como distribuição de panfletos e plantio de mudas. O grupo “SOS Pets” abordou o abandono de animais, a adoção responsável e a importância da castração. Já o grupo “Butterfly” trabalhou a temática da infraestrutura no mesmo bairro.
Na EE Jairo da Silva Rocha, o grupo “5 Elementos Revive Leste” atuou na revitalização de lixeiras viciadas e na sensibilização da população sobre o tema. O grupo “Vozes da Comunidade – Recicla Mais” trouxe reflexões sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.
Ao todo, foram 13 grupos de trabalho nas cinco escolas, com projetos desenvolvidos a partir da aplicação de questionários com estudantes, moradores e autoridades públicas. Além de identificar problemáticas, alguns grupos também apresentaram propostas de intervenção para transformar a realidade dos territórios.