Durante o encontro, também houve a definição do calendário para as reuniões de 2026


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quarta-feira (03/12), a 142ª reunião da Câmara Setorial do Turismo. O encontro teve como destaque a apresentação do Observatório da Cultura do Centro de Manaus, projeto de pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do centro da cidade. Durante a reunião, também foi definido o calendário das atividades para 2026.
O evento ocorreu no auditório da Sedecti, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, e contou ainda com a apresentação da Amazonas Destination, agência de promoção turística do Estado.
Representando o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, a secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim, ressaltou que a Câmara Setorial do Turismo é um espaço essencial para a construção coletiva de soluções e novas iniciativas para o setor.
“Destacamos e parabenizamos o trabalho integrado entre os membros, que, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti, mantêm um diálogo constante e, desse modo, têm fortalecido iniciativas estratégicas para o desenvolvimento do turismo no Estado”, enfatizou Tayana.
A coordenadora do Observatório da Cultura do Centro de Manaus, Cláudia Martins, enfatizou a relevância da apresentação perante a Câmara Setorial do Turismo, ressaltando a intrínseca ligação entre turismo e cultura e que essa iniciativa possa agregar dados em relação à economia criativa do Estado.
“A Câmara Setorial é um espaço de debate que reúne as entidades diretamente relacionadas ao turismo. A proposta do nosso observatório, atuando especificamente no Centro da cidade, é coletar dados concretos que subsidiem o desenvolvimento e o planejamento estratégico do turismo”, explicou Cláudia.
Conforme explicou a coordenadora, o objetivo do projeto busca operacionalizar uma rede de pesquisas e saberes sobre a cultura de Manaus, envolvendo políticas públicas, cultura alimentar, gestão e fomento da cultura. A iniciativa visa produzir estudos e propostas que incentivem ações e a divulgação do fazer cultural, além de organizar um banco de dados acessível à sociedade, contribuindo para a sustentabilidade e a produtividade dos empreendimentos criativos no Centro de Manaus.


A diretora de turismo da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Emmanuelle Pampolha, afirmou que, com a última reunião da Câmara Setorial de Turismo, foram tratadas pautas relevantes para o desenvolvimento do turismo e o quanto o Amazonas avançou nesse aspecto no ano de 2025.
“Hoje, com a apresentação do Observatório da Cultura do Centro de Manaus e da Amazonas Destination, as quais buscam captar investimentos ao nosso Estado, recebemos diversas contribuições de como podemos continuar com os avanços no próximo ano. Então, teremos grandes demandas e desafios de desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou Emmanuelle Pampolha.
A secretária das Câmaras Setoriais, Ana Velloso, destacou o compromisso com as demandas de longo prazo, muitas das quais já estão incluídas no calendário do próximo ano. Ela enfatizou que o grupo assumiu a responsabilidade de dar continuidade a todas essas demandas para garantir a efetivação e a continuidade do trabalho.
“Recapitulando tudo o que aconteceu durante esse ano, tivemos a presença de pessoas muito importantes. Algumas demandas, as quais são de longo prazo, já estão no nosso calendário para 2026, como o reordenamento e segurança no centro, garantindo mais proteção aos turistas que visitam a nossa cidade. Essas iniciativas são importantes e também assumimos o compromisso de continuarmos com todas as demandas para que todas sejam”, afirmou Ana Velloso.