Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: atividades dos Centros de Convivência e Projeto Mais Vida impulsionam autonomia e qualidade de vida
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: atividades dos Centros de Convivência e Projeto Mais Vida impulsionam autonomia e qualidade de vida
Executivo

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: atividades dos Centros de Convivência e Projeto Mais Vida impulsionam autonomia e qualidade de vida

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Data foi proclamada pela ONU para conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência

Foto: Gabriel Bianchi/Seas

Um acidente de carro, em 1992, deixou como sequela uma lesão medular em Isis Maria de Freitas Palheta, no auge dos 32 anos. Hoje, com 65 anos, a aposentada é exemplo de superação neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro. A idosa é uma das participantes mais ativas do Centro de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida e do Projeto Mais Vida.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcD).

No Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas), promove dignidade, bem-estar e apoio às pessoas com deficiência através dos Centros de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci Aparecida) e do Projeto Mais Vida, oferecendo atendimento gratuito aos indivíduos com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Fotos: Gabriel Bianchi/Seas

A secretária da Seas, Kely Patrícia, ressalta a importância das atividades realizadas pelos Centros de Convivência e Projeto Mais Vida para as pessoas com deficiência, pois garantem a qualidade de vida à população.

“O trabalho desenvolvido nos centros reforça o compromisso do Governo do Amazonas em promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com deficiência. É por meio das atividades realizadas nos centros que muitas pessoas conseguem vivenciar transformações na sua saúde”, afirma.

Desde que sofreu a lesão medular, Isis Palheta enfrenta desafios diários em sua rotina, mas não se deixa abalar, pelo contrário: mesmo na cadeira de rodas, ela realiza atividades domésticas como lavar roupa, louça, passar pano e ainda dirige um carro adaptado.

Sua relação com o Ceci Aparecida dura mais de 15 anos, onde recebe o apoio dos profissionais e participa de inúmeras atividades realizadas, internas e externas, pelo Grupo de Convivência Futuro Melhor, encontrando superação e amigos. “O Ceci se tornou um lugar especial para mim”, declara.

Isis iniciou seu tratamento por meio do Projeto Mais Vida, há dois anos e segue em acompanhamento constante com os profissionais da unidade. A aposentada relata que o tratamento tem sido fundamental para sua qualidade de vida. Mesmo com as limitações, ela destaca que as sessões ajudaram a reduzir as dores. “Os fisioterapeutas são muito competentes e maravilhosos. Eles vão direto ao ponto do que a gente sente. Eu só tenho a agradecer”, afirmou Isis.

Fotos: Gabriel Bianchi/Seas

Para a fisioterapeuta do Mais Vida, Karla Priscila Figueiredo, Isis Palheta é um exemplo de superação e força, sempre buscando sua independência, colaborando nas propostas oferecidas aqui na fisioterapia.

“Ela é um exemplo para os pacientes que se encontram em reabilitação aqui no centro, para que tenham essa mesma força, esperança de ficarem bem, mesmo dentro de suas limitações, a fim de desenvolverem suas atividades diárias da melhor forma possível”, assinala.

Nos sete espaços, o atendimento vai além da recuperação física: são realizados acolhimentos, escutas e atenção humanizada. Para muitos, contar com profissionais comprometidos e sensíveis faz toda a diferença na busca por mais qualidade de vida.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Prazo para inscrições no programa inédito da Fapeam, ‘Inova Setores AM’, encerra dia 15 de dezembro

Por Redacao 58 minutos atrás

“Teatro Comunitário: Vozes da Cidade” promove inclusão cultural e dá protagonismo a moradores de Tefé

Por Redacao 1 hora atrás

Governador Wilson Lima inaugura primeira etapa das obras de modernização do Hospital Francisca Mendes

Por Redacao 1 hora atrás

Em Iranduba, Idam reúne agricultores familiares de diversas localidades para Curso de Sistemas Agroflorestais

Por Redacao 2 horas atrás

Circuito Natalino leva magia e musicalidade aos alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias

Por Redacao 2 horas atrás

Amazonas recebe mais de 18 mil doses da nova vacina contra vírus sincicial respiratório para proteção de gestantes e recém-nascidos

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?