Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids
Executivo

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Ampliação do diagnóstico, da prevenção e do cuidado especializado melhorou a resposta do estado às ISTs e Aids

FOTO: Divulgação/SES-AM e Secom

De 2013 até 2023, o Amazonas registou uma redução de 20,7% de mortalidade por Aids. Os dados são do último boletim HIV do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

A redução está diretamente ligada aos avanços alcançados na política estadual de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids, que caminha alinhada à política nacional. Além de aumentar o diagnóstico, o Amazonas ampliou as ações de prevenção e tratamento.

Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, medidas como a descentralização dos serviços de diagnóstico e prevenção para vários pontos da rede, na capital e no interior, estão entre os avanços conquistados. “Hoje, temos uma ampla rede organizada e o atendimento cada vez mais perto do cidadão. Com isso, aumentamos a testagem e a detecção precoce, o que é muito importante para o acompanhamento desses casos e a interrupção da cadeia de transmissão do HIV”, afirmou.

A descentralização do atendimento também trouxe avanços na prevenção do HIV e outras ISTs, com a expansão da oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Com isso, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) passou a focar no tratamento das Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA).

Para melhorar a qualidade do atendimento, a FMT-HVD teve seu quadro funcional reforçado em 2025, ao receber da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) 76 novos profissionais, dos quais 18 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem, seis fisioterapeutas, dois médicos, cinco auxiliares de enfermagem, quatro técnicos em hemoterapia, três técnicos em patologia, um auxiliar de nutrição, um farmacêutico, um nutricionista e um copeiro.

A diretora da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, que coordena o Programa Estadual de IST, HIV/Aids, destaca que os resultados apresentados, ao longo do ano de 2025, mostram uma rede em evolução contínua, mais técnica, qualificada e das pessoas.

“O cuidado em IST se fortalece todos os dias, com equipes dedicadas e ações guiadas por evidências. Seguimos ampliando acesso, reduzindo desigualdades e organizando uma rede que chega aonde as pessoas estão, com prevenção, acolhimento e vigilância ativa”, afirma.

FOTO: Divulgação/SES-AM e Secom

Em 2025 as ações volantes de prevenção e testagem em ISTs somaram 65 atividades realizadas, resultando em ampla distribuição de insumos e intensificação do diagnóstico precoce em todo o Amazonas. Mais de 305 mil preservativos e 100 mil unidades de gel lubrificante e 2 mil autotestes para HIV já foram distribuídos, além 3.500 testes rápidos realizados em ações itinerantes.

Novos Protocolos e Notas Técnicas

Em 2025, o Programa Estadual de HIV/AIDS Da FVS-RCP avançou na produção de novas orientações técnicas que fortalecem a qualidade do cuidado e geram mais segurança para profissionais e usuários. Entre as principais entregas estão a padronização dos laudos de testes rápidos, garantindo resultados mais claros e confiáveis; a autorização para prescrição da primeira Terapia Antirretroviral (TARV) por enfermeiros, ampliando o acesso e reduzindo em até 50% o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento; orientações para vacinação contra Hepatite A em pessoas vivendo com HIV; recomendações para vacinação contra Mpox em pessoas vivendo com e o reforço na prevenção da transmissão vertical.

A ampliação do acesso ao diagnóstico rápido avançou em 2025, reforçando a descentralização dos serviços laboratoriais no Amazonas. Hoje, já contam com a rede implementada os municípios de Tabatinga, Tefé, Coari, Parintins, Manaus e São Gabriel da Cachoeira. Outros municípios estão na fase final de implantação: Borba, Lábrea, Humaitá, Eirunepé e Manacapuru.

Com essa expansão, o estado passará a ter 12 municípios oferecendo diagnóstico rápido, beneficiando regiões estratégicas e fortalecendo o cuidado também nas localidades vizinhas.

Expansão da PreP e da PEP

A oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) foi ampliada e, hoje, está disponível em oito municípios: Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins e Presidente Figueiredo. E a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) alcança 36 municípios, abrangendo praticamente todas as regiões do Amazonas, como Manaus, Alvarães, Apuí, Barcelos, Itacoatiara, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Urucará, entre outros.

Além disso, a capacitação presencial em manejo clínico de HIV/Aids e confecções alcançou Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Tabatinga, Manacapuru e Tefé — fortalecendo o cuidado no território.

O Amazonas avançou significativamente na qualificação da rede de prevenção, diagnóstico e cuidado em ISTs. Ao longo do ano, foram realizados 45 treinamentos para profissionais e equipes de laboratório, abrangendo vários sistemas e Painel de Monitoramento Integrado do Cuidado do HIV e da Aids, além de aprimorar fluxos operacionais.

A formação continuada também foi ampliada com 4 webinars realizados em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abordando temas como PrEP/PEP. Destaca-se, ainda, a construção dos fluxos assistenciais do projeto “Aids Avança”, iniciativa estratégica do Governo do Amazonas.

A FVS-RCP realizou capacitações e definiu o fluxo de protocolos de prevenção às ISTs para os profissionais do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca), espaço da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) que concentra serviços voltados ao atendimento de vítimas e testemunhas de violência infanto-juvenil.

Dezembro Vermelho

A FVS-RCP intensifica, em todo o estado, a programação da Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, viabilizando a articulação das estratégias e prestando apoio técnico aos municípios.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima anuncia pagamento do Fundeb para 32 mil servidores da rede estadual de Educação

Por Redacao 41 minutos atrás

Em 2025, programa Bombeiro Mirim alcançou 650 crianças e adolescentes de 11 municípios do Amazonas

Por Redacao 2 horas atrás

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por Redacao 3 horas atrás

SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus

Por Redacao 3 horas atrás

Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte

Por Redacao 3 horas atrás

Dezembro Laranja: No mês de combate ao câncer de pele, SES-AM continua a intensificação de cirurgias dermatológicas na Fuham

Por Redacao 5 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?