Ação levou serviços ambientais, regularização fundiária e educação ambiental durante a Festa do Leite e a Feira Agropecuária

FOTO: Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) encerrou, na sexta-feira (28/11), as atividades do programa Ipaam Itinerante no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). O mutirão, promovido durante a semana (24 a 28/11), reuniu 557 atendimentos diretos ao público, com apoio a produtores rurais e palestras de conscientização ambiental nas escolas.
O mutirão realizou 203 atendimentos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 354 alunos alcançados nas ações de educação ambiental nas escolas públicas no município, entre segunda e sexta-feira (24 a 28/11). Integrando serviços ambientais, regularização fundiária e atividades de educação ambiental, durante a 24ª Feira Agropecuária e a 25ª Festa do Leite.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o programa fortalece a regularização ambiental e o combate ao desmatamento nos municípios do interior.


FOTO: Divulgação/Ipaam
“O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta fundamental para o planejamento ambiental e econômico do uso da terra e representa o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental. Por meio dele, conseguimos integrar informações essenciais sobre as propriedades rurais, fortalecendo ações de conservação e combate ao desmatamento”, afirmou o gestor.
A iniciativa contou com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável pelos serviços fundiários, e apoio logístico da Prefeitura de Autazes.
O mutirão integra também as ações do Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Fundo Verde para o Clima (GCF), o Incra e empresas parceiras, como a organização Regea e a Cooperação Alemã (GIZ).
A responsável pela Gerência de Controle Agropecuário do Ipaam (GCAP), Silvana Pimentel, ressaltou que a ação oferece apoio direto aos produtores rurais.
“O apoio aos produtores ajuda a manter as áreas de florestas conservadas em suas propriedades, oportunizando benefícios como os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)”, afirmou a gerente.

FOTO: Divulgação/Ipaam
Serviços oferecidos
Durante o mutirão, o Ipaam, por meio das gerências de Protocolo (GEPR) e de Controle Agropecuário (GCAP), prestaram atendimentos relacionados ao licenciamento ambiental, outorgas de uso de recursos hídricos, declarações de inexigibilidade, análise e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), incluindo alteração de e-mail vinculado ao cadastro, além de solicitações de nada consta e recebimento de denúncias ambientais.
Além de orientações sobre legislação ambiental, regularidade, supressão vegetal, embargos, consultas, validação e possível cancelamento de CAR. A ação integra ainda o Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, que apoia produtores rurais com áreas conservadas e incentiva boas práticas ambientais.

FOTO: Divulgação/Ipaam
Educação ambiental
As atividades contemplaram 354 alunos em diversas unidades de ensino ao longo da semana. Na terça-feira (25/11), a equipe esteve na Escola Municipal Marquinha Cordovil Guimarães.
Na quarta-feira (26/11), as ações foram promovidas na Escola Municipal Alvina Tupinambá, na Vila Sampaio. Às 17h, o Ipaam participou da Rádio Comunitária, no programa Sonho Verde, com orientações à população sobre prevenção às queimadas e ao desmatamento. Às 19h, a programação seguiu no CETAM, no curso de Gestão Ambiental.
Também quarta-feira, encerrando a programação educativa, foi realizada sensibilização na Feira Agropecuária da Festa do Leite, com foco em conscientização ambiental, conservação e diálogo com produtores e visitantes.
Canal de contato
O Ipaam mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de crimes ambientais, por meio do WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa). As operações de combate ao desmatamento e demais ilícitos ambientais seguem intensificadas, com foco na proteção da fauna, da flora e dos recursos naturais do Amazonas.