Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Prefeitura reforça importância dos cuidados com bebês precoces no mês da prematuridade
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Prefeitura reforça importância dos cuidados com bebês precoces no mês da prematuridade
Município

Prefeitura reforça importância dos cuidados com bebês precoces no mês da prematuridade

Portal Amazonense 5 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Em Manaus, um em cada dez bebês nasce de forma prematura, com menos de 37 semanas de gestação. Nesta Semana da Prematuridade, iniciada na segunda-feira, 17/11, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfatiza o papel do pré-natal para a prevenção dos partos prematuros e assinala a importância dos cuidados adequados aos bebês precoces, com o acompanhamento regular nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Janaína Terra, relata que a taxa de nascimentos prematuros na capital, que foi de 11,3%, no ano passado, teve redução para 11%, na parcial deste ano, até o início de novembro. “É uma taxa que se aproxima da média nacional, que é de 12%”, aponta a gestora.

Janaína explica que os bebês precoces requerem cuidados especiais, sem que a maioria precise passar por um período de internação na maternidade, inicialmente em unidade de tratamento intensivo (UTI) e depois em alojamento conjunto. Os cuidados, ela enfatiza, devem seguir ainda após a alta da unidade materno-hospitalar, com o acompanhamento regular da criança na rede básica de saúde.

“A criança prematura requer atenção maior do que uma criança nascida a termo. Ela deve ser preferencialmente acompanhada por um pediatra da Atenção Primária, que vai monitorar o desenvolvimento dela, tanto motor como cognitivo, e prover um cuidado especializado”, informa a enfermeira, complementando que 35 unidades da Semsa contam com profissionais de pediatria.

A servidora da Semsa salienta ainda o papel do pré-natal na prevenção das condições associadas à prematuridade. Muitas dessas condições, ela relata, podem ser detectadas durante o acompanhamento de saúde das gestantes na rede básica, que abrange orientações, consultas e exames voltados à saúde da mãe e do bebê.

“Hipertensão gestacional não controlada, infecção urinária não tratada ou tratada inadequadamente e sífilis congênita são alguns dos fatores que podem causar o parto prematuro e que podem ser prevenidos, detectados e tratados durante um pré-natal bem conduzido”, observa Janaína.

Qualificação

Como parte das estratégias voltadas à prevenção da prematuridade e redução da mortalidade de mães e bebês, a Semsa desenvolve, por meio da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, ações contínuas de qualificação das equipes de saúde que atuam no pré-natal.

“Os profissionais são capacitados para um acompanhamento mais qualificado, para detecção de sinais de alerta e estratificação de risco da gestação, de modo que uma gestante de alto risco possa ser logo encaminhada para a atenção especializada, quando necessário”, relata Janaína Terra.

As equipes da Semsa participam regularmente de cursos com foco na utilização do método Canguru, modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, que inicia durante a gravidez de risco e segue até a alta do recém-nascido. Na mais recente formação de tutores do método promovida pelo Ministério da Saúde, há dois meses, foram capacitados 11 profissionais da rede municipal, entre enfermeiros e médicos de unidades de saúde e da Maternidade Moura Tapajóz (MMT).

“O método incentiva também a participação dos pais no cuidado com o recém-nascido, desde a internação na UTI até a atenção em casa. Ele incentiva o contato pele a pele com os pais, que comprovadamente contribui para a evolução no quadro de saúde do bebê”, assinala a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança.

Prematuridade

Em Manaus, foram registrados 2.824 partos antes da 37ª semana de gestação neste ano, até dia 7/11, correspondendo a 11% do total de nascimentos no período. Em 2024, foram 3.510 partos prematuros, ou 11,3% do total, conforme dados da Semsa.

O período ideal de gestação é de 37 a 42 semanas. O nascimento antes da 37ª semana traz riscos de saúde para o bebê, que não tem o corpo ainda plenamente desenvolvido e pode apresentar problemas como baixo peso e complicações respiratórias.

Os níveis de prematuridade são classificados de acordo com a idade gestacional do bebê ao nascer, entre prematuro tardio, de 34 a 36 semanas; moderado, de 32 a 33 semanas; muito prematuro, de 28 a 31 semanas; e extremo, com menos de 28 semanas.

Mobilização

A Semana da Prematuridade foi instituída pela Lei nº 15.198, do dia 8 de setembro deste ano, celebrada anualmente na semana que abrange o dia 17 de novembro, definido pela mesma norma como Dia Nacional da Prematuridade.

A lei instituiu também o “Novembro Roxo”, como mês voltado ao enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção, na conscientização sobre os riscos, na assistência e na proteção e promoção da garantia dos direitos das crianças prematuras e suas famílias.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Leia Também

Infraestrutura na avenida Costa e Silva no bairro Raiz

Por Portal Amazonense 34 minutos atrás

Prefeitura de trabalha na recuperação de rede de drenagem

Por Portal Amazonense 44 minutos atrás

Obra de contenção e reforço na segurança no Zumbi dos Palmares

Por Portal Amazonense 46 minutos atrás

Prefeitura realiza palestra ‘Entendendo a Tarifa Social e Tarifa 10’

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Servidores do IMMU participam de ação de prevenção à saúde do homem

Por Portal Amazonense 2 horas atrás

Prefeitura garante serviços essenciais no feriado da Consciência Negra

Por Portal Amazonense 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?