Segundo encontro presencial da formação reuniu representantes de 61 escolas de Manaus, com transmissão on-line para o interior do estado

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Educação
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta terça-feira (18/11), o segundo Encontro Presencial da Trilha Formativa de Educação Integral, encerrando, desta forma, o percurso formativo de 2025 com diretores, pedagogos e professores das Escolas de Tempo Integral de todo o Amazonas. O encontro aconteceu no Auditório Belarmino Lins, na sede da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, e teve como tema “Educação Integral: potencial transformador na garantia do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral do estudante”.
Atualmente, a rede estadual de ensino do Amazonas conta com 122 escolas de tempo integral, que atendem a mais de 46 mil estudantes. O encontro formativo reuniu diretores, pedagogos, professores, coordenadores de área e técnicos da Secretaria, além de representantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UGP-Padeam), Sincroniza Educação, Instituto Sonho Grande e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiros na realização da iniciativa.
A formação contou, também, com transmissão ao vivo para o interior do estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Durante o encontro foram compartilhadas experiências de multiplicação e as aprendizagens construídas, com o objetivo de fortalecer o compromisso coletivo com uma educação integral, equitativa e transformadora.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Educação
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Integral (NEI), da Secretaria de Educação, Simone Lima, a formação é essencial para que sejam pensadas novas práticas pedagógicas que acolham ainda mais os estudantes dessa modalidade de ensino, que tem a escola como segunda casa.
“Essa escola que tem a educação integral pensa para além do acadêmico, claro que temos que garantir o direito da aprendizagem, mas também o desenvolvimento integral do estudante, porque a extensão do horário da escola não é somente pensar nos componentes curriculares, mas também pensar no potencial que esse aluno tem diante da cultura, diante do esporte”, destacou a coordenadora.
Atividades desenvolvidas
Durante o ano, a Trilha Formativa de Educação Integral abordou temas como Inteligência Emocional e Projeto de Vida, explorando o papel das emoções na aprendizagem, a importância da escuta, do acolhimento, e da construção de vínculos que favorecem a autonomia e o sentido da trajetória escolar. Nesse âmbito, foi compartilhada a experiência “Clube do Silêncio”, implementada pelo professor Erison Lima, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus.
Com o objetivo de promover a cultura de paz e o bem-estar emocional no ambiente escolar por meio da criação de um espaço de escuta ativa, acolhimento e diálogo entre estudantes, diversas atividades foram realizadas na unidade de ensino, como rodas de conversa, meditação guiada, ação de “Abraço grátis” e demais dinâmicas em grupo. Acompanhando de perto os estudantes que participaram ativamente das ações, o professor percebeu que o projeto trouxe como resultado maior perspectiva de crescimento pessoal e resiliência para os alunos.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Educação
“Para a gente é muito gratificante ver que o aluno melhora, evolui, não somente na questão do afeto, do acolhimento e da empatia, mas ele evolui também em sala de aula, porque ele vai tomando conta, vai melhorando na questão da ansiedade, do autocuidado, e aí ele vai evoluindo em diversas áreas da vida”, ressaltou o professor Erison Lima, coordenador do projeto.
Temas como Território e Comunidade, e Interdisciplinaridade e Integração Curricular também integraram a formação por meio de palestras e oficinas temáticas, abordando assuntos como gestão do tempo e currículo, práticas pedagógicas inovadoras, papel da equipe escolar na implementação da Educação Integral e reflexões sobre responsabilidades e multiplicação dos aprendizados.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Educação
Para a diretora da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Marcantônio Vilaça 1, Lidiane Lozana, a atividade foi uma oportunidade para troca de experiências entre as unidades de ensino que trabalham com essa modalidade de ensino. “Poder ter contato com outras experiências, com outros colegas, com outras escolas de tempo integral vem fortalecer a vivência das escolas de tempo integral, que é uma realidade que estamos vivendo neste momento com a ampliação dessa modalidade de ensino”, afirmou a diretora escolar.