Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: No Dia Mundial da Prematuridade, SES-AM destaca redução histórica de 16% na mortalidade infantil
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > No Dia Mundial da Prematuridade, SES-AM destaca redução histórica de 16% na mortalidade infantil
Executivo

No Dia Mundial da Prematuridade, SES-AM destaca redução histórica de 16% na mortalidade infantil

Redacao 4 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Avanços foram apontados durante a abertura oficial da campanha Novembro Roxo

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

A redução histórica de 16% na mortalidade infantil no Amazonas foi destacada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a abertura oficial da campanha Novembro Roxo. O evento, em apoio ao Dia Nacional da Prematuridade, aconteceu na Maternidade de Referência Ana Braga, na segunda-feira (17/11).

O avanço reflete os investimentos do Governo do Amazonas na expansão da estrutura assistencial e na qualificação do cuidado materno-infantil. De acordo com a SES-AM, nos últimos anos foram abertos 85 novos leitos neonatais nas maternidades estaduais.

A campanha Novembro Roxo reforça a importância da assistência especializada aos recém-nascidos prematuros, aqueles com menos de 37 semanas de gestação. Em 2025, dos 15.405 bebês nascidos vivos no Amazonas, 1.784 foram prematuros, representando 11,58% dos nascimentos.

Para a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, que representou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud no evento, o rigor na implementação da Política Nacional de Humanização e a organização da linha de cuidado materno-infantil, desde o acesso até o acompanhamento pós-alta, são essenciais para esse avanço.

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

“A SES-AM mantém equipes multiprofissionais atuando de forma contínua no cuidado desses bebês, com foco na humanização, na segurança e no acolhimento integral à família do prematuro, além de apostar na capacitação constante das equipes”, afirmou.

Rafael, de 9 anos, é um exemplo de pré-maturo salvo nas maternidades do Estado. Durante a abertura da campanha, a mãe Miriane Groff compartilhou a experiência, ao relembrar os primeiros dias de vida do filho nascido prematuro extremo e atendido na UTI Neonatal da Ana Braga.

“A prematuridade é um desafio enorme para qualquer família. Mas aqui nós fomos acolhidos. O Rafael era muito pequeno, e eu tinha medo até de tocá-lo. Foi a equipe que me ensinou, com paciência, o valor do Método Canguru. O primeiro contato pele a pele dele foi com o pai e, a partir daquele momento, ele começou a ganhar peso e a reagir”, relatou a mãe de Rafael.

O diretor da Ana Braga, Edilson Albuquerque, afirma que a maternidade garante uma linha de cuidado completa ao recém-nascido prematuro. “Todo o nosso fluxo assistencial, da UTI Neonatal aos cuidados intermediários e ao acompanhamento ambulatorial, é pensado para oferecer segurança, acolhimento e continuidade no tratamento. Cada avanço que apresentamos, hoje, reflete o comprometimento das nossas equipes, em assegurar que esses bebês tenham a melhor chance de recuperação e desenvolvimento. É um trabalho que exige dedicação técnica, sensibilidade e integração da rede”, disse.

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

Estratégias que salvam vidas

A enfermeira intensivista neonatologista Elna Pantoja, coordenadora estadual do Método Canguru, ressaltou que a política é fundamental para reduzir a mortalidade neonatal. “O Método Canguru é essencial no cuidado. Ele envolve a família, fortalece o vínculo e melhora o desenvolvimento do bebê. Ele caminha junto com a Qualineo, estratégia que trabalha nas maternidades os dez passos fundamentais para a redução da mortalidade neonatal”, explicou.

O retorno de Rafael à maternidade, afirma Elna, fortalece a equipe. “Mostra para a equipe que vale a pena. É emocionante ver como o cuidado oportuno, aliado ao envolvimento da família, transforma vidas”, completou a coordenadora, Elna Pantoja.

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

Avanços na rede

A SES-AM avançou na qualificação da assistência materno-infantil com a implementação de uma série de ações estratégicas, como a expansão dos Bancos de Leite Humano (BLH) e dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), essenciais para a alimentação de bebês prematuros internados nas unidades neonatais. No campo da formação profissional, a SES-AM mantém capacitação contínua, também trabalha na elaboração da Linha Guia da Amamentação, documento que orientará práticas padronizadas em toda a rede.

Em outra iniciativa, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a SES-AM avança na execução da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), ampliando a resolutividade dos serviços e qualificando o cuidado às crianças na primeira infância. A secretaria também implementou nas maternidades salas de apoio às mulheres trabalhadoras que amamentam.

Fotos: Francisco Mourão /SES-AM

Hospital Amigo da Criança

Todas as maternidades da rede estadual são certificadas pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Trata-se de um reconhecimento do Ministério da Saúde e o UNICEF às maternidades que adotam práticas comprovadas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Para manter o certificado, a maternidade precisa adotar os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, garantindo atendimento humanizado, contato pele a pele, alojamento conjunto, manejo adequado da amamentação e equipes capacitadas.

Programação

A abertura oficial da campanha contou com a presença de diretores e colaboradores e de familiares de crianças prematuras nascidas nas maternidades da capital. A programação da semana é conduzida pelo Grupo de Trabalho do Método Canguru, reforçando a importância do cuidado integral. A programação segue em outras cinco unidades da rede estadual: Instituto Dona Lindu, Maternidade Dr. Antenor Barbosa, Balbina Mestrinho, Dona Nazira Daou e Azilda da Silva Marreiro.

Entre as atividades previstas estão ações educativas, rodas de sensibilização, oficinas, workshops sobre o Método Canguru, dinâmicas, além do tradicional Encontro dos Bebês Egressos, no dia 28 de novembro.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Seminário técnico abre etapa de planejamento e modernização do Festival Folclórico do Amazonas

Por Redacao 34 minutos atrás

Anfíbios do Médio Solimões são protagonistas de evento científico apoiado pelo Governo do Amazonas

Por Redacao 39 minutos atrás

Roubo à residência cai mais de 86% em Manaus

Por Redacao 3 horas atrás

Festival Amazonas de Dança movimenta espaços culturais de Manaus

Por Redacao 3 horas atrás

Idam promove semana de palestras sobre associativismo e cooperativismo em Lábrea

Por Redacao 5 horas atrás

Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

Por Redacao 19 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?