Cerca de 60 produtores rurais participaram da atividade, que incluiu temáticas como a valorização da mulher e empreendedorismo

Foto: Divulgação/Idam
Os produtores rurais do Projeto de Assentamento Monte 2, situado em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), receberam técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para uma semana de palestras sobre associativismo, cooperativismo, autogestão, valorização da mulher no campo e empreendedorismo, que se encerrou na segunda-feira (17/11).
Cerca de 60 produtores rurais, membros da Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Monte 2 (Apram), foram beneficiados com a iniciativa. As capacitações foram ministradas pela técnica do Idam Maria Elizabeth Alves de Castro, com o apoio do técnico Antônio Manoel Barroso, da Unidade Local (UnLoc) Idam/Boca do Acre.
“Esta é uma associação com produtores rurais atuantes, principalmente na pecuária, mas que estão introduzindo também o cacau e o café. Eles têm 65 mil mudas de café clonal aptas ao plantio e 46 mil mudas de cacau aptas ao enxerto”, relatou a técnica.


A programação se iniciou no dia 11 de novembro e incluiu as temáticas: associativismo, cooperativismo, autogestão na prática, valorização da mulher no campo, empreendedorismo e políticas públicas.
Entre os beneficiários esteve a produtora rural Nilceia Gomes Calegari. Para ela, o destaque foram as palestras sobre associativismo e cooperativismo. “A palestrante deixou muito clara a importância da união para o desenvolvimento da associação, o trabalho em conjunto para termos uma comunidade mais próspera e evoluída”, estacou a produtora rural.