Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Governo do Amazonas conclui última etapa do Diálogo Participativo para elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Governo do Amazonas conclui última etapa do Diálogo Participativo para elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia
Executivo

Governo do Amazonas conclui última etapa do Diálogo Participativo para elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia

Redacao 13 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Ciclo de escutas nos municípios reforça a construção coletiva do Plano de Bioeconomia do Estado, que será apresentado na COP-30

Fotos: Divulgação/Ciama

O Governo do Amazonas concluiu, nesta segunda-feira (20/10), o ciclo de escutas do Diálogo Participativo para a elaboração do Plano de Bioeconomia do Estado, que será apresentado durante a COP-30, que acontece em novembro, em Belém. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o processo contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), responsável pela realização da etapa final no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), encerrando a escuta nos 61 municípios amazonenses.

A atividade encerrou uma etapa de encontros com o objetivo de ouvir as demandas, contribuições e perspectivas de gestores municipais, associações, comunidades tradicionais, povos originários, produtores e representantes da sociedade civil.

Representando a Sedecti, a assessora de Bioeconomia Biatris Rocha pontuou que o processo participativo é considerado essencial para que o Plano reflita a realidade e as potencialidades regionais do Amazonas “Garantindo o protagonismo das populações locais na definição das políticas de bioeconomia”, destacou.

Segundo a representante da Ciama, a socióloga Cira Senna, a construção do Plano de Bioeconomia é um marco para o desenvolvimento sustentável do Estado. “A bioeconomia é o caminho estratégico para gerar renda, conservar a floresta e valorizar o conhecimento tradicional. Por isso, ouvir os municípios e comunidades é fundamental, eles são os guardiões do território e os que mais conhecem suas próprias vocações”, destacou.

O Plano de Bioeconomia do Amazonas está sendo coordenado pela Sedecti e conta com um comitê gestor formado por diversos órgãos estaduais, entre eles a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), a Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O grupo tem a missão de construir um documento estratégico que alinhe conservação ambiental, inovação tecnológica e desenvolvimento econômico com base nos recursos da floresta em pé.

Durante o encontro de encerramento, a secretária municipal de Administração do Careiro da Várzea, Graça Alencar, destacou a importância de o município ter voz ativa nesse processo. “O Careiro da Várzea é um município com particularidades muito próprias. Vivemos dois períodos bem distintos, o da seca e o da cheia, o que influencia diretamente nossa economia e o modo de vida da população. Por isso, é essencial que sejamos ouvidos na construção desse plano. Só assim ele refletirá a realidade de quem vive e produz no interior do Amazonas”, afirmou.

Município da Região Metropolitana de Manaus, o Careiro da Várzea tem sua economia fortemente baseada na agricultura familiar, na pesca e no extrativismo, atividades diretamente ligadas aos ciclos das águas do rio Amazonas. Essas características fazem do município um exemplo da importância de políticas públicas adaptadas às condições ambientais e sociais de cada região.

Com a conclusão do ciclo de escutas, as contribuições coletadas serão sistematizadas e incorporadas ao texto final do Plano de Bioeconomia do Estado do Amazonas, que servirá como referência para ações de inovação, pesquisa, sustentabilidade e geração de valor a partir da biodiversidade amazônica.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governador Wilson Lima entrega apartamentos para 48 famílias beneficiadas pelo Subsídio Entrada do Meu Lar

Por Redacao 10 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia autorização para transplante de fígado no Amazonas

Por Redacao 11 horas atrás

Orquestra de Câmara celebra Pärt e Shostakovich em concerto no Teatro Amazonas

Por Redacao 12 horas atrás

Compartilhando Histórias: 4ª edição amplia em 51% a distribuição de livros na zona leste de Manaus

Por Redacao 12 horas atrás

Governo Presente prossegue com serviços de saúde e cidadania na zona norte de Manaus

Por Redacao 12 horas atrás

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos em novembro

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?