Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Câmara Municipal de Manaus cria Frente Parlamentar em defesa da BR-319 
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Câmara Municipal de Manaus cria Frente Parlamentar em defesa da BR-319 
CMM

Câmara Municipal de Manaus cria Frente Parlamentar em defesa da BR-319 

Redacao 3 semanas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou e promulgou, nesta segunda-feira (6 de outubro), durante a 87ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução nº 006/2025, de autoria do vereador João Paulo Janjão (Agir), que institui a Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, no âmbito do Legislativo municipal.

Contents
Semana municipal de conscientização em saúdeDivulgação de pessoas desaparecidasEducação especial na rede municipal

O colegiado terá como objetivo promover debates, estudos e ações voltadas à reestruturação, pavimentação e manutenção da rodovia federal, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social da região Norte.

A criação da Frente representa um avanço importante para o fortalecimento do diálogo entre os entes públicos e a mobilização de esforços em prol da recuperação da estrada. A proposta foi aprovada por unanimidade, em votação única, e recebeu o apoio de diversos parlamentares, que subscreveram o projeto. A resolução foi publicada no Diário Oficial da Casa.

Semana municipal de conscientização em saúde

Durante a sessão, também foi aprovado o parecer favorável ao Projeto de Lei nº 331/2023, de autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos), que institui a Semana Municipal de Conscientização e Realização de Exames de Rotina em Manaus.

A ação será realizada anualmente na primeira semana de abril, incluindo o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), e passa a integrar o Calendário Oficial do Município. O projeto segue agora para análise da Comissão de Saúde. A parlamentar explicou que a proposta visa estimular a prevenção e o cuidado com a saúde da população manauara, com foco especial nas mulheres.

“A proposta tem como finalidade promover campanhas de conscientização que incentivem as mulheres a realizarem exames preventivos, como consultas ginecológicas, cardiológicas e outras que são essenciais para o cuidado com a saúde. Acreditamos que um diagnóstico feito com antecedência tem tratamento, tem cura e tem solução. O projeto é voltado especialmente para as mulheres, mas também queremos incentivar os homens a cuidarem da saúde e buscarem atendimento médico preventivo”, explicou a vereadora.

O projeto foi encaminhado para a 6ª Comissão de Saúde da CMM.

Divulgação de pessoas desaparecidas

Em segunda discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 033/2024, de autoria do vereador Kennedy Marques Protetor (MDB), que torna obrigatória a divulgação de fotos e informações de pessoas desaparecidas – incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos – em salas de cinema e em locais que utilizam telas de projeção.

“Essa lei vai contribuir muito para esclarecer casos e até evitar crimes, porque muitas vezes o desaparecimento não está ligado a um delito, mas a decisões pessoais ou circunstâncias da vida. É uma forma de dar visibilidade e esperança às famílias que aguardam por notícias. Às vezes, uma simples imagem pode fazer com que alguém reflita, perceba o quanto é importante e retorne para casa, dando uma resposta a quem está esperando”, disse o parlamentar.

O projeto segue agora para sanção do prefeito.

Educação especial na rede municipal

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei nº 162/2025, de autoria do vereador Marco Castilhos (União Brasil), que propõe a ampliação da Lei nº 050/1991, responsável pela implantação da Educação Especial na rede municipal de ensino.

A proposta acrescenta dispositivos que definem com mais precisão o público-alvo da educação especial, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), o Decreto Federal nº 6.949/2009 e a Lei Federal nº 12.764/2012. O projeto segue agora para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Texto: Stephane Brasil/Dicom

Leia Também

Lei reconhece restaurantes com práticas inclusivas por meio do ‘Selo Amigo dos Autistas’

Por Redacao 11 horas atrás

Lei reconhece restaurantes com práticas inclusivas por meio do ‘Selo Amigo dos Autistas’

Por Redacao 11 horas atrás

Sérgio Baré participa de inauguração da decoração de Natal na Praça dos Remédios

Por Redacao 12 horas atrás

Amauri Gomes se posiciona contra Reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 1 dia atrás

Amauri Gomes se posiciona contra Reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 1 dia atrás

Rodrigo Guedes denuncia possível ‘manobra’ para aprovação da Reforma da Previdência Municipal na CMM

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?