Ação auxilia pessoas em vulnerabilidade social que não puderam buscar o documento na sede da SEPcD


O Governo do Amazonas faz entrega domiciliar de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) de pessoas com deficiência, que não foram buscar seus documentos e ficaram acumulados na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD). A ação auxilia o acesso desses indivíduos aos seus direitos prioritários na sociedade.
A ação trabalha na acessibilidade dessa população, disponibilizando o serviço de entrega na capital e Região Metropolitana. As primeiras entregas, na quinta-feira (25/09), foram na zona norte de Manaus, em que acumula o maior quantitativo de CINs em espera na SEPcD.
A secretária da SePcD, Selma Nunes, reforçou que este é um serviço pontual, realizado devido ao acúmulo de carteiras na pasta e pede à população que busque seu documento.

Foto: Amanda Postigo/SEPcD
“O foco é ajudar as pessoas em vulnerabilidade social que não podem buscar o serviço no dia a dia e estão esperando pelo documento há anos. Entretanto também reforçamos a importância de buscar seu documento no período certo, pois isso auxilia na garantia dos seus direitos na sociedade”, pontuou.
Para a mãe atípica Angélica Regina, de 36 anos, receber os documentos de seus três filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em casa foi gratificante, pois é uma garantia de ter os direitos de seus filhos na mão.
“Eu achei muito bom, para mim ia ficar muito difícil pois eu tenho cinco filhos, uma pequena de dois anos, então fica difícil sair de casa. A ação é uma ajuda, pois muitas mães e pais têm seus deveres, outras coisas para fazer, então isso facilita muito para a gente”, acrescentou a dona de casa sobre a ação.

Foto: Amanda Postigo/SEPcD
Local de retirada
Pessoas com deficiência, pais e/ou responsáveis podem retirar a documentação solicitada na sede da SEPcD, localizada na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores.
Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Caso tenha dúvidas se o documento já foi emitido, pode entrar em contato pelo número de atendimento: (92) 98463-7617.
Coleta domiciliar
A secretaria ainda disponibiliza o serviço de coleta de dados e biometria domiciliar para envelhecentes, idosos e pessoas com deficiência da capital e Região Metropolitana.
A coleta é feita para a emissão de documentos, com a solicitação podendo ser realizada tanto por familiares quanto pessoas de confiança, na sede da SEPcD.
Para solicitar o serviço, basta ir ao local com a documentação do requerente: Registro Civil de Nascimento, certidão de casamento ou divórcio (caso haja necessidade), comprovante de residência e laudo médico ou um documento oficial da unidade hospitalar que a pessoa se encontra.
Após o documento ficar pronto, a equipe faz a entrega do documento na residência do requerente.
O post Governo do Amazonas realiza entrega domiciliar de 371 Carteiras de Identidade Nacional para pessoas com deficiência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.