Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Projeto Vivência Cultural leva alunos da rede estadual a uma imersão em arte e cultura
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Projeto Vivência Cultural leva alunos da rede estadual a uma imersão em arte e cultura
Executivo

Projeto Vivência Cultural leva alunos da rede estadual a uma imersão em arte e cultura

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Amazonas Filarmônica celebrou 28 anos com os estudantes da Escola Estadual Sant’Ana, em um encontro com emoção

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Nesta sexta-feira (19/09), a Escola Estadual Sant’Ana, localizada na zona Sul de Manaus, foi palco de uma experiência única. Alunos e professores tiveram a oportunidade de vivenciar de perto a apresentação da Amazonas Filarmônica, dentro do projeto Vivência Cultural. O encontro também marcou uma data especial: os 28 anos da orquestra, celebrados com um parabéns coletivo cantado pelos estudantes ao final do concerto, que foi encerrado com a execução do Hino Nacional.

O projeto é uma iniciativa da Central de Artes e Educação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação. Durante a atividade, os jovens puderam interagir com os músicos, aprender sobre os instrumentos da orquestra e esclarecer dúvidas diretamente com os artistas.

“Vivência Cultural é sempre uma experiência emocionante para os músicos, porque, a partir do momento em que a orquestra começa a tocar, os olhos dos jovens começam a brilhar, as bocas se abrem, eles fazem perguntas, se entusiasmam, começam a reger a música. Todos nós, que hoje tocamos na orquestra, começamos assim: assistindo e sonhando em estar no palco”, destacou o maestro Otávio Simões.

A gestora Bárbara Kely Lima, da Escola Estadual Sant’Ana, reforçou a importância do contato direto dos alunos com a arte: “É muito importante vivenciar essa cultura e trazê-la para os estudantes, porque muitos deles não têm a oportunidade de conhecer os instrumentos ou o Teatro Amazonas. Precisamos divulgar ainda mais o que é a cultura do Amazonas e da região Norte, que é única em todo o Brasil”, afirmou.

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Um dos momentos mais marcantes foi protagonizado pelo violinista Silvanei Correia, ex-aluno da escola: “Depois de mais de 20 anos, voltar aqui como músico, já com uma carreira na orquestra, é uma alegria. Tenho muitas memórias boas dessa escola e espero que os alunos me vejam como exemplo — para também pensarem em uma carreira musical e, quem sabe, um dia retornarem às suas escolas com essa profissão que a gente ama tanto, que é a música”, contou.

O coordenador do projeto, Baldoino Leite, ressaltou o impacto da ação na formação dos estudantes. “Esse projeto é importante por aproximar os corpos artísticos do contexto escolar, sobretudo dos alunos do ensino médio, que estão em busca de se profissionalizar. Também mostra que a carreira artística é um caminho possível, pois, no nosso estado, há corpos artísticos que empregam músicos, bailarinos e outros profissionais”, comentou.

Para os alunos, a experiência foi inesquecível. A estudante Hadassa Viana comentou: “Eu não entendo nada sobre música clássica, mas acho incrível como a sincronização é impecável. Para chegar a esse ponto, é preciso muita dedicação. Nunca tinha visto algo assim em uma escola — está sendo uma experiência única.”

FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Já a aluna Nayá Azevedo, que foi convidada a reger a orquestra por alguns instantes, destacou a emoção do momento. “Foi muito legal ver a orquestra desse ângulo, da frente, como o maestro vê. O som vinha todo na minha direção, consegui sentir que eles acompanhavam cada gesto meu. É algo emocionante e me fez entender melhor a profissão do maestro”, disse.

Para ela, o projeto também democratiza o acesso à cultura. “Nem todo mundo tem tempo ou condições de ir ao teatro. Então, trazer a orquestra para dentro da escola é muito importante, porque nos dá acesso sem sair da nossa realidade. Nunca tinha visto uma filarmônica se apresentando na quadra de uma escola assim, e achei a ideia do projeto excelente.”

O evento reforçou a missão do Vivência Cultural: aproximar os corpos artísticos da comunidade escolar, inspirar jovens talentos e consolidar a música como um espaço de inclusão, memória e transformação social.

O post Projeto Vivência Cultural leva alunos da rede estadual a uma imersão em arte e cultura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

SES-AM inicia Dezembro Vermelho com Ações de Testagem e Distribuição de Insumos, no Centro de Manaus

Por Redacao 54 minutos atrás

Com tema natalino, Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ chega à 10ª edição na sexta-feira

Por Redacao 57 minutos atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de quatro pessoas desaparecidas em Manaus

Por Redacao 8 horas atrás

Servidores da Educação celebram abono Fundeb 2025 e avanço nas carreiras no Amazonas

Por Redacao 9 horas atrás

Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte

Por Redacao 9 horas atrás

Sejusc promove curso de maquiagem básica para adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Feminina

Por Redacao 9 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?