Parceria entre a Fepiam, UFAM e Ministério do Trabalho e Emprego levou qualificação aos povos originários

FOTO: Divulgação/Fepiam
A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), celebrou na sexta-feira (12/09), a formatura de 100 alunos indígenas do Programa Onda Verde, no Auditório Eulálio Chaves, no Campus da Ufam, em Manaus.
Os cursos de capacitação de Agente de Fiscalização Ambiental e Assistente Administrativo, foram voltados às demandas das comunidades da região metropolitana da capital. A iniciativa foi pensada para promover práticas sustentáveis, ampliar conhecimentos e fortalecer a autonomia indígena, consolidando também a valorização cultural.
O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, destacou o impacto do projeto para a política de etnodesenvolvimento do Amazonas. “Essa formatura é a prova de que o conhecimento, aliado à valorização cultural, abre caminhos para que os povos indígenas ocupem novos espaços de liderança e gestão”, afirmou.


Para a coordenadora institucional do Programa Onda Verde/UFAM/MTE, professora Claudia Guerra Monteiro, o momento é de reconhecimento mútuo. “Estamos formando profissionais que carregam consigo a sabedoria ancestral e, ao mesmo tempo, as ferramentas técnicas para enfrentar os desafios contemporâneos”, ressaltou.


Com o encerramento desta etapa, os novos profissionais levam para suas comunidades habilidades que fortalecem práticas sustentáveis e contribuem para a preservação dos valores indígenas, reforçando a missão do Programa Onda Verde de unir conhecimento científico e tradição cultural.
O programa Onda Verde representa um passo importante no incentivo ao protagonismo indígena em áreas estratégicas como administração e meio ambiente. São ações como essa que o Governo do Amazonas, através da Fepiam, vem buscando para capacitar os povos originários do Estado.
O post Programa Onda Verde forma 100 alunos indígenas da região metropolitana de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.