A iniciativa busca estimular a socialização, além de desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sensoriais, de forma lúdica

Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Com uma programação que reúne atividades culturais e terapêuticas, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic TEA) José Contente deu início, nesta segunda-feira (25/08), à Semana do Folclore, que segue até sexta-feira (29/08). A iniciativa busca estimular a socialização e desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sensoriais de forma lúdica e significativa, nas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas na unidade.
A unidade da rede estadual de saúde desenvolve ações em parceria com a Rede TEIA Agir, especializada em serviços terapêuticos voltados ao desenvolvimento de crianças autistas. “O espaço foi projetado para conciliar técnica e acolhimento, com ambientes sensoriais e recursos terapêuticos modernos, fundamentados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), referência internacional no tratamento do TEA”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.


Foto: Evandro Seixas/SES-AM
As atividades, elaboradas pela equipe multiprofissional, incluem dinâmicas como circuitos lúdicos, sessões de cinema imersivas, teatro de fantoches e espaços de estímulos controlados para as crianças que necessitam de maior acolhimento.
Segundo a supervisora assistencial do Caic TEA, Rosecleyde Silva, a proposta vai além da recreação. “Hoje tivemos atividades de fonoaudiologia e psicomotricidade, oficinas de nutrição em que as crianças prepararam a própria pipoca, confecção de lembrancinhas e ainda o fitdance, que trabalha equilíbrio e coordenação. Mais do que lazer, é uma estratégia terapêutica para que os objetivos clínicos sejam alcançados”, destacou.


Foto: Evandro Seixas/SES-AM
A programação foi estruturada para ser inclusiva e acolhedora. De acordo com a psicóloga Rebeca de Sá, a Semana do Folclore também reforça o desenvolvimento de habilidades sociais entre as crianças. “Hoje mostramos como a tecnologia e as terapias podem estar a serviço do benefício das crianças autistas. Muitas vezes, elas têm dificuldade de socialização, mas nas atividades em grupo vimos uma interação muito positiva. Trabalhamos dança, pintura e coordenação motora. Escolhemos o tema do Sítio do Picapau Amarelo, justamente por representar a diversidade e a inclusão”, ressaltou.
Com a iniciativa, o Caic José Contente reafirma o compromisso com o atendimento humanizado, valorizando a diversidade e promovendo o desenvolvimento integral das crianças com TEA, além de incentivar os terapeutas a planejarem atividades criativas e adaptadas às necessidades de cada paciente.
O post Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.