Representantes de 15 países participaram de conversas sobre a alimentação escolar no contexto amazônico


Alunos e professores da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na zona sul de Manaus, receberam, delegação internacional de representantes dos países-membros da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que estão em visita à capital até quinta-feira (21/08), para participar da missão técnica “Programas de alimentação escolar implementados na Amazônia: desafios e oportunidades”, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O evento iniciou com a apresentação cultural de alunos, que entoaram músicas tradicionais em japonês, segunda língua lecionada na unidade de ensino. Após a recepção calorosa, os visitantes puderam conhecer os programas e projetos que fortalecem a alimentação escolar no Amazonas, como as Chamadas Públicas da Agricultura Familiar e o programa Merenda em Casa.
“Para nós é muito gratificante apresentar as nossas escolas do Amazonas para outros países, o Amazonas é um estado não só grandioso na extensão territorial, mas também grandioso pelas pessoas que aqui vivem, todas as pessoas, todos os profissionais, todos que compõem a grande equipe da educação”, ressaltou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Alimentação escolar para todos
Durante a visita, realizada na tarde da terça-feira (19/08), foi também apresentada a Escola da Floresta, unidade de ensino inaugurada pelo governador Wilson Lima em julho de 2024. A escola possui quatro salas de aula com capacidade para 25 alunos cada. Além do Ensino Médio Tecnológico, atende turmas do 6º ao 9º ano em modalidade de tempo integral, reunindo disciplinas como Educação Ambiental e do Campo, das Águas e da Floresta.
A Escola da Floresta materializa a gestão democrática e de respeito à diversidade sociocultural que tem sido feita pela Secretaria de Educação, ampliando o olhar sobre a Educação Ambiental, Sustentabilidade e ensino tecnológico em comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas, com modelo projetado para ter baixo impacto ambiental. Para a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, a visita trouxe um entendimento ainda maior sobre as dificuldades encontradas e as oportunidades criadas para desenvolver a educação no estado.
“Muita gratidão ao estado do Amazonas, à Secretaria de Educação também por essa parceria, que inclusive está de parabéns pela escola que foi apresentada”, afirmou.
Os visitantes puderam conhecer detalhes sobre a Chamada Pública para Compra Pública da Agricultura Familiar de Povos Indígenas, que disponibiliza alimentos de produção rural para alunos indígenas e de comunidades tradicionais da rede pública de ensino estadual. A agricultora indígena Pamela dos Santos, da comunidade Santa Cruz, do município de Tonantins (distante a 865 quilômetros de Manaus), deu seu relato ao público presente sobre os benefícios da parceria com a Secretaria de Educação.
Foi apresentado, também, o projeto “Horta na Escola”, desenvolvido por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, unindo Biologia aos saberes tradicionais. A delegação visitou, então, o local onde a horta é cultivada, e a cozinha da escola, onde é feita a preparação dos alimentos. Para a diretora da EETI Bilíngue Professor Djalma Batista, Marcia Moraes, a alimentação escolar integral dos alunos é um desafio diário, vencido com a ajuda de um planejamento executado pela secretaria.
“A alimentação escolar acaba passando por três refeições no dia, e os alunos, como passam o dia todo na escola, recebem essa alimentação. Na verdade a escola executa um planejamento feito pelas nutricionistas de educação, e receber essa visita da delegação é muito importante”, destacou.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Missão técnica na Amazônia
Na tarde de segunda-feira (18/08), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou da cerimônia de abertura da missão técnica “Programas de alimentação escolar implementados na Amazônia: desafios e oportunidades”, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O evento foi realizado no auditório Rio Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado no bairro Crespo, zona sul de Manaus, e contou com a participação de representantes de 16 países da América Latina e do Caribe, membros da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), uma iniciativa criada pelo governo do Brasil em 2018, com o apoio da FAO, e desenvolvida no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO para fortalecer e consolidar os programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe.
O post EETI Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista recebe delegação de membros da Rede de Alimentação Escolar Sustentável apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.