Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília
Executivo

Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília

Redacao 17 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Iniciativa é reconhecida por sua contribuição na ampliação do diálogo e fortalecimento da articulação entre órgãos públicos e a sociedade

FOTO: Divulgação/UGPE

A Câmara de Mediação e Conciliação (CMC), iniciativa do Governo do Amazonas, criada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), foi destacada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante o evento “Dia das Operações (DDOps)”, realizado esta semana, em Brasília. A CMC tem como objetivo ampliar o diálogo e a transparência com as partes envolvidas na execução de obras e programas do estado, em especial o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), buscando resolver questões de forma ágil, no âmbito administrativo.

O Prosamin+, que conta com financiamento do BID, é executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A CMC começou a funcionar em agosto do ano passado e já solucionou 264 casos, 98% deles resultando em acordos administrativos.

O reconhecimento positivo partiu da especialista social do BID, Luciana Vanzan, durante o painel “Gestão de reclamações em programas financiados pelo BID”. Na ocasião, CMC foi apresentada pela subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, e pelo coordenador do Núcleo de Habitação Fundiária da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), defensor público Thiago Rosas, que destacou as boas práticas e os resultados alcançados pela iniciativa.

FOTO: Divulgação/UGPE

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, disse que a CMC é a evolução do trabalho que já vinha sendo desenvolvido em relação a questões envolvendo beneficiários do Prosamin+, principalmente em relação ao reassentamento.

“No desenvolvimento dos programas, procuramos sempre prevenir questões entre familiares, vizinhos e posse do terreno, por exemplo. Nós levamos as questões para a Câmara de Conciliação, que abrange outros órgãos também do Estado, para poder dirimir os conflitos, sem que precise a judicialização”, disse.

Segundo Viviane Dutra, o BID enxerga de forma positiva não apenas a atuação da Câmara de Mediação e Conciliação, mas também a forma como o Governo do Amazonas conduz o diálogo com instituições parceiras, como a Defensoria Pública e a Procuradoria Geral do Estado.

“Até o momento, a Câmara de Mediação já solucionou 264 casos, com 98% deles resultando em acordos administrativos. Esse dado mostra que a população está sendo ouvida e compreendendo nossas intervenções”, ressaltou.

O defensor público Thiago Rosas destacou o reconhecimento que a iniciativa recebeu durante o evento. “A CMC despertou muito interesse dos participantes. Foram feitas várias perguntas sobre seu funcionamento, a qualificação dos envolvidos e a participação de outros órgãos. Pudemos apresentar tudo com transparência, mostrando o Amazonas como referência nacional nessa área”, contou.

Composição

FOTO: Divulgação/UGPE

Na composição permanente da CMC estão UGPE, Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública. Outros membros da sociedade civil, administração pública federal, estadual e municipal podem ser convocados, conforme a natureza da questão.

Segundo a portaria de criação da Câmara, os integrantes de ocupações, entidades e outras partes interessadas, inclusive proprietários de terrenos ou benfeitorias em questão, serão convidados para as sessões, conforme o caso que esteja sendo discutido. A formação da Câmara varia de acordo com o que estiver em pauta, dando flexibilidade para que possam ser convocados representantes de órgãos que sejam importantes para somar na mesa de negociação.

Políticas de salvaguarda

A criação da CMC reforça os sistemas de compliance já adotados pela UGPE e as políticas de salvaguarda na área social, previstas nos projetos executados em parceria com o BID.

O post Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) do Governo do Amazonas é destacada em evento do BID, em Brasília apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Em Coari, governador Wilson Lima entrega viatura de combate a incêndio com capacidade para 10 mil litros de água

Por Redacao 7 horas atrás

No aniversário de 93 anos de Coari, governador Wilson Lima anuncia R$ 25 milhões em asfaltamento e nova iluminação pública

Por Redacao 7 horas atrás

Sine Amazonas inaugura nova agência para atendimento ao trabalhador e ao empregador

Por Redacao 9 horas atrás

Teatro Amazonas recebe espetáculos de jazz que valorizam a cultura brasileira neste fim de semana

Por Redacao 9 horas atrás

Amazonas Green Jazz Festival abre temporada com celebração à identidade brasileira e amazônica

Por Redacao 10 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca obras da estrada Codajás–Anori e inaugura iluminação pública de LED no município

Por Redacao 11 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?