Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção
Executivo

Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção

Redacao 15 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Vacinação e testagem estão disponíveis na rede pública de saúde

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

O Amazonas registra queda de 34,8% nos casos de hepatites virais, no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado reforça a importância das ações contínuas, como testagem, vacinação e educação em saúde que, neste mês, ganham reforço com a campanha Julho Amarelo.

No Amazonas, a campanha Julho Amarelo está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. A iniciativa visa reforçar a importância do monitoramento e enfrentamento da doença.

O “Julho Amarelo” destaca os cuidados preventivos às hepatites virais, um conjunto de infecções que afetam o fígado, podendo levar a graves problemas de saúde. Anualmente, a programação inclui intensificação da vacinação contra a hepatite b, orientação em relação à testagem e diagnóstico precoce, oficinas e ações de educação em saúde em parceria com as secretarias municipais.

“Temos a testagem rápida e a vacina, na rede estadual e na rede básica de saúde, um serviço que é descentralizado e gratuito para facilitar o acesso da população e que são importantes formas de prevenção e interrupção da cadeia de transmissão”, orienta a secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

O teste para hepatites B e C estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios. Na capital, o teste pode ser realizado, também, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das Policlínicas estaduais, na Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e nos Centros de Atenção Integral ao Idoso (Caimi).

“De forma geral, a orientação é manter regularidade na testagem. O vírus pode estar no organismo e a pessoa não sentir nada”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A orientação da coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Vanieli Cappellesso, é que a população realize a testagem uma vez ao ano. “No entanto, pessoas que não usam preservativos na relação sexual, ou deixam de usar o método, precisam realizar testagens mais de uma vez ao ano”, disse.

Alerta para vacinação

A cobertura vacinal contra hepatite B no Amazonas (a parcial de 2025), é de 87,2%, na população menor de 1 ano de idade (usada para o cálculo). O esquema vacinal é destinado a bebês ao nascer (nas primeiras 12 horas de vida); aos 2, 4 e 6 meses de idade. A vacina contra a hepatite B é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação na capital e interior, além das maternidades.

A análise comparativa aponta para a redução de 34,8% nos casos de hepatites virais no Amazonas, entre os primeiros semestres de 2025 e 2024. De janeiro a junho de 2025, foram registrados 309 casos, sendo 3 de hepatite A, 218 de hepatite B, 81 de hepatite C e 7 de hepatite D. De janeiro a junho de 2024, foram registrados 474 casos da doença, sendo 11 de hepatite A, 305 de hepatite B, 128 de hepatite C e 30 de hepatite D.

Tanto em 2024 como em 2025, o maior quantitativo de casos é de hepatite B, tipo da doença que é alvo da vacina gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fazemos um alerta para pais, mães e responsáveis que mantenham a caderneta de vacinação da criança sempre atualizada”, acrescenta a gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica FVS-RCP, Angela Desirée.

Além disso, há ainda a vacina contra hepatite A, no SUS, para crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos.

Hepatites virais

A hepatite viral é uma doença infecciosa causada por cinco vírus diferentes, além de ser silenciosa e sem sintomas aparentes. As manifestações clínicas costumam surgir apenas quando a doença hepática está no estágio avançado, o que dificulta o tratamento adequado.

A doença é transmitida por contato com sangue contaminado, relação sexual desprotegida ou de mãe para filho. O diagnóstico precoce é fundamental para não evoluir para cirrose e câncer do fígado.

A prevenção inclui o não compartilhamento de agulhas, alicates de unha, lâminas e seringas; vacinação contra hepatite A e B disponível no SUS; e uso de preservativos em relação sexual, além da testagem regular de detecção da doença.

Programação

As atividades da campanha são operacionalizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. No entanto, confira a programação estadual de intensificação das ações de saúde voltadas às hepatites virais no Amazonas em 2025 por ocasião da campanha “Julho Amarelo”:

  • 21 a 24 de julho: Oficina de Capacitação dos Gestores e Profissionais de Saúde para Construção, Implantação e Implementação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais em Manaus. Local: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), avenida Mário Ypiranga, 3.950, bairro Flores, em Manaus. Horário: das 8h às 17h. Público: gestores e profissionais de saúde da regional de Saúde Manaus, Entorno e Alto Rio Negro.
  • 29 e 30 de julho: Webinar (Seminário on-line) “Meu paciente testou hepatite b. E agora? O que fazer?”, realizado, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pela médica infectologista Izabella Safe. Horário: das 14h às 17h. Público: Profissionais de saúde.
  • 28 de julho: Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Os municípios possuem programações locais de intensificação das testagens, diagnósticos e tratamento contra a doença.

O post Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas promove 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

Por Redacao 5 horas atrás

‘Mata-Gato’: Curta-metragem de André Cunha estreia com sessão especial no Teatro Gebes Medeiros

Por Redacao 8 horas atrás

Ipaam garante rastreabilidade da madeira legal no Amazonas

Por Redacao 9 horas atrás

Governo do Amazonas injeta R$ 270 milhões na economia com Auxílio Estadual até junho deste ano

Por Redacao 9 horas atrás

Em Canutama, extrativistas recebem orientação sobre extração de látex e óleos vegetais

Por Redacao 9 horas atrás

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

Por Redacao 12 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?