Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira
Executivo

Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira

Redacao 12 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Evento promovido pela FVS-RCP e Nutec reúne especialistas para tratar sobre a síndrome associada ao consumo de pescado implicado na doença

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Reprodução/FVS-RCP

Com foco na ampliação do conhecimento sobre a Doença de Haff, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), realizam, nesta quinta-feira (10/07), o 2º Simpósio Nacional de Haff. O evento ocorre no Centro Universitário Fametro, em Manaus.

O objetivo é apresentar e discutir avanços nos estudos sobre a Doença de Haff, síndrome que pode ocorrer após o consumo de peixes ou crustáceos com presença de toxina ainda não identificada, provocando rigidez muscular intensa, dor no corpo e, em casos graves, urina escura, lesão muscular e comprometimento renal.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o simpósio é uma iniciativa estratégica para fortalecer a vigilância e o atendimento aos casos da doença. “O simpósio contribui diretamente para o entendimento multifatorial dessa síndrome, a partir de evidências científicas e da troca entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas”, ressalta.

A edição deste ano do simpósio destaca os estudos voltados ao pescado, incluindo o que circula nos rios do Amazonas, como o pacu; além de características clínicas de pacientes com a doença, questões ambientais da doença e reconhecimento precoce e manejo hospitalar de pacientes.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Reprodução/FVS-RCP

Durante o simpósio, foram apresentados resultados de abordagens para compreensão dos fatores de risco da doença. “O Nutec esteve aqui (em Manaus), em 2022, e fez essa parceria. E agora a gente tá entregando os resultados que foram a soma de um trabalho desenvolvido com várias instituições, entre elas a FVS”, ressaltou a diretora de Operações e Negócios do Nutec, Fádia Valentim.

Também presente no simpósio, o secretário de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, França Vieira, destacou a importância da atuação integrada entre saúde e meio ambiente. “O Ceará não poderia ficar de fora. Hoje, nós somos o maior produtor de camarão cultivado, de atum, de lagosta e também os maiores exportadores do Brasil”, afirma.

Uma das participantes do simpósio, Geovana Pinheiro, acrescentou a relevância do evento. “O Simpósio de Haff nos traz muitas expectativas. É de importantíssima relevância trazer respostas para a comunidade científica das pesquisas que estão em andamento, das que foram finalizadas e perspectivas futuras”, disse.

A programação científica é voltada para profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em diversas áreas, como medicina, enfermagem, medicina veterinária, agronomia, biologia e engenharia de pesca.

Cooperação técnica

O diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, acrescenta que a relevância do evento para a sociedade. “O simpósio é uma prestação de contas para a população do que tem sido trabalhado em projetos de pesquisa para identificar o causador da doença de Haff, muito conhecida popularmente como urina preta”, acrescenta.

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Reprodução/FVS-RCP

Já a responsável pelo Ensino, Pesquisa e Inovação da FVS-RCP, Luciana Fé, acrescenta que a iniciativa faz parte de um termo de cooperação técnica entre a Fundação e o Nutec. “Por meio dessas cooperações, nós conseguimos ampliar a investigação de condições raras, como a síndrome de Haff que hoje é o foco da pesquisa nesse segundo simpósio de Haff realizado”, destaca.

Doença de Haff

A Doença de Haff é a denominação da síndrome rabdomiólise associada ao consumo de pescados implicados com a toxina, ainda em identificação, que causa a doença.

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas. Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é denominada doença de Haff.

Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia (dor muscular) intensa, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

O post Manaus sedia 2º Simpósio Nacional sobre a Doença de Haff nesta quinta-feira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

Por Redacao 12 horas atrás

Amazonas é finalista em ranking nacional de serviços digitais

Por Redacao 12 horas atrás

Projetos de pesquisas apoiados pelo Governo do Amazonas analisam impactos de eventos climáticos no Médio Solimões

Por Redacao 12 horas atrás

Emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário ultrapassam a marca de 13 mil documentos no Amazonas

Por Redacao 13 horas atrás

Concerto ‘A Arte do Piano – A Quatro Mãos’ valoriza vínculos familiares e prática coletiva da música em Manaus

Por Redacao 13 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (10/07)

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?