Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Projeto ‘Gira de Palhaças’ promove imersão artística para mulheres em Manaus
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Projeto ‘Gira de Palhaças’ promove imersão artística para mulheres em Manaus
Executivo

Projeto ‘Gira de Palhaças’ promove imersão artística para mulheres em Manaus

Redacao 20 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Iniciativa será realizada de 3 a 5 de julho, no Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia), com oficinas que integram ancestralidade, comicidade e acessibilidade cultural

FOTOS: Divulgação

Manaus recebe, entre os dias 3 e 5 de julho, o projeto “Gira de Palhaças – Em busca do riso”, uma imersão artística voltada exclusivamente para mulheres de diferentes contextos e identidades. O encontro será realizado no Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia), localizado na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona centro-sul, sempre das 8h30 às 12h30. A proposta é cruzar experiências artísticas com saberes ancestrais, tendo como ferramenta principal a palhaçaria, em especial a máscara clownesca, para estimular afetos, cumplicidades e descobertas cênicas.

A iniciativa é idealizada pela artista Daniely Lima, com realização da Aluá Produções, em parceria com a Coletiva de Palhaças. O projeto conta com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Conselho Estadual de Cultura (Conec), Ministério da Cultura, Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia) e do Espaço Cultural Muiraquitã, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via edital de ações culturais de circo.

Uma roda que acolhe e provoca

A Gira de Palhaças surge como um espaço de acolhimento e escuta sensível, voltado a mulheres negras, indígenas, periféricas, mães, cuidadoras, com deficiência, travestis, lésbicas, bissexuais e demais identidades que resistem e transformam o fazer artístico na Amazônia. A proposta é trabalhar o riso como potência de cura, proteção, feitiçaria e reexistência, como explica a própria Coletiva de Palhaças, responsável pela condução do projeto.

FOTOS: Divulgação

Durante os três dias, serão realizadas oficinas com mestres que incorporam vivências distintas e complementares:

Dia 1: “Brincadeiras Afro-diaspóricas e dramaturgia”, com Daniely Lima

Dia 2: “Encruzilhada DEF: Uma Cosmocegueira Cênica Corpo-Voz”, com Ananda Guimarães

Dia 3: “Corpo-Mandinga: Práticas de Terreiro”, com Antônia Vilarinho

Mestres da cena amazônida

Com uma carreira premiada, Daniely Lima é palhaça, atriz e pesquisadora que trabalha a partir da comicidade negra e feminista, explorando memórias e ancestralidade em suas criações. Já Ananda Guimarães é diretora e arte-educadora com forte atuação na acessibilidade cultural, fundadora do coletivo ADA (Artistas DEFs do Amazonas) e desenvolvedora da metodologia Encruzilhada DEF, voltada à cena com perspectiva de baixa visão.

A artista convidada Antônia Vilarinho traz mais de 30 anos de trajetória na palhaçaria com a proposta da “Palhaçaria de Terreiro”, unindo espiritualidade, cultura popular e resistência afro-brasileira em suas práticas.

FOTOS: Divulgação

Encerramento em forma de festa

No dia 6 de julho, das 13h às 19h, o projeto será encerrado com uma celebração aberta ao público no Espaço Cultural Muiraquitã, no bairro Aleixo. A programação inclui uma mostra do processo artístico vivido pelas participantes, além de apresentações do grupo Samba das Moças e da DJ Blue.

Segundo Ananda Guimarães, o encerramento é mais que um fim. “A festa Muximba celebra um ponto de virada, onde as sementes plantadas em corpo e riso seguem brotando nos territórios de cada mulheridade que passou por essa roda”, destaca.

Compromisso com a diversidade e a acessibilidade

A acessibilidade está no centro da proposta da “Gira de Palhaças”. A Coletiva entende que a inclusão de corpos e identidades diversas, especialmente aqueles marginalizados por normas sociais e culturais, é essencial para transformar o fazer artístico na Amazônia. A iniciativa promove práticas que enfrentam o capacitismo e fortalecem a participação de mulheres com deficiência nas artes cênicas, de forma ética, poética e política.

O post Projeto ‘Gira de Palhaças’ promove imersão artística para mulheres em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo do Amazonas vai construir a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar em Eirunepé

Por Redacao 6 horas atrás

Fundo Nacional de Segurança Pública aprova gestão de recursos feitos pela SSP-AM

Por Redacao 13 horas atrás

Queijarias assistidas pelo Idam são premiadas em evento nacional

Por Redacao 13 horas atrás

Ciama realiza Workshop sobre Integridade e Compliance e reforça compromisso com a ética na gestão pública

Por Redacao 13 horas atrás

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta quinta-feira

Por Redacao 13 horas atrás

Em São Sebastião do Uatumã, demanda por crédito rural ultrapassa R$ 275 mil

Por Redacao 14 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?