Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Joelson Silva propõe ampliação de prioridade em creches municipais de Manaus para crianças com TDAH, atraso no desenvolvimento e doenças raras
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Joelson Silva propõe ampliação de prioridade em creches municipais de Manaus para crianças com TDAH, atraso no desenvolvimento e doenças raras
CMM

Joelson Silva propõe ampliação de prioridade em creches municipais de Manaus para crianças com TDAH, atraso no desenvolvimento e doenças raras

Redacao 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Durante a sessão plenária desta terça-feira (24 de junho), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou o Projeto de Lei nº 219/2025, de autoria do vereador Joelson Silva (Avante), que propõe alterações na Lei Municipal nº 3.356/2024. A legislação atual garante prioridade na matrícula em creches da rede municipal às crianças com deficiência, e a nova proposta amplia esse direito para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), atraso no desenvolvimento e doenças raras.

A medida modifica a redação do artigo 1º da lei, assegurando a esses grupos o mesmo tratamento prioritário nas matrículas de creches e pré-escolas mantidas pelo município. O projeto também acrescenta o §5º ao mesmo artigo, estabelecendo como referência para a definição de “doenças raras” o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos.

“A gente sabe que crianças com TDAH, atraso no desenvolvimento ou doenças raras enfrentam desafios adicionais que impactam diretamente sua adaptação e progresso na vida escolar. É uma questão de sensibilidade e de justiça garantir a elas prioridade no acesso à educação infantil. Estamos falando de um acolhimento essencial, que precisa começar desde os primeiros anos”, afirmou o vereador Joelson Silva.

Na justificativa, o parlamentar ressalta que há mais de 5 mil tipos de doenças raras catalogadas, muitas de origem genética, e que acometem, em grande parte, o público infantil, exigindo acompanhamento específico. Ele também destaca a importância do suporte adequado a crianças com TDAH, cujo impacto no desenvolvimento escolar pode ser significativo se não houver acolhimento e estrutura.

O Projeto de Lei nº 219/2025 segue agora para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.

Texto: Rebeca Sousa (assessoria de imprensa do parlamentar)

Leia Também

Sérgio Baré comemora primeira edição da ‘Faixa Liberada’ no Centro de Manaus

Por Redacao 13 horas atrás

Sérgio Baré comemora primeira edição da ‘Faixa Liberada’ no Centro de Manaus

Por Redacao 13 horas atrás

Manaus pode ter programa de apoio psicológico e jurídico a professores a partir de proposta do vereador Roberto Sabino

Por Redacao 13 horas atrás

Manaus celebra os 90 anos da ‘Voz do Brasil’ com participação inédita da CMM

Por Redacao 13 horas atrás

Prefeitura de Manaus institui Semana Municipal do Jovem Aprendiz por iniciativa do vereador Ivo Neto

Por Redacao 13 horas atrás

Solicitação de João Paulo Janjão garante contenções permanentes na ciclofaixa do Passeio do Mindu

Por Redacao 13 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?