Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: CMM avança com Projeto de Lei de cotas raciais em concursos públicos e delibera LDO para 2026
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > CMM avança com Projeto de Lei de cotas raciais em concursos públicos e delibera LDO para 2026
CMM

CMM avança com Projeto de Lei de cotas raciais em concursos públicos e delibera LDO para 2026

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início, nesta quarta-feira (28 de maio), à tramitação do Projeto de Lei (PL) que institui o sistema de cotas raciais nos concursos públicos realizados pela Casa Legislativa. O PL, de autoria da Mesa Diretora, foi deliberado durante a 42ª Sessão Plenária da 19ª Legislatura da CMM.

A proposta visa criar o sistema de reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos realizados pela CMM. Sendo deliberado no plenário, o PL agora segue para ser apreciado na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“Ele [o Projeto de Lei] vem justamente em atenção à harmonização da legislação municipal com a federal e com a Constituição, que recomenda que todos os concursos públicos respeitem a política de cotas. A Câmara não tinha isso, mas segue a recomendação do Ministério Público e busca contemplar esse segmento, que precisa de um olhar da legislação municipal. A sensibilidade da Mesa Diretora e dos demais vereadores no sentido de trabalhar por essas pessoas é justa, é legal”, disse o vereador Gilmar Nascimento (Avante), corregedor da CMM e presidente da CCJR.

LDO

Ainda dentro dos Projetos de Lei, o Poder Executivo Municipal apresentou duas propostas, sendo a primeira sobre o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP/Manaus) e a segunda referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026.

O PL da LDO foi deliberado na Sessão e encaminhado para a CCJR. O projeto compreende questões como: as prioridades da administração pública municipal; as metas e os riscos fiscais; e a estrutura e a organização dos orçamentos.

“A estimativa é um orçamento de R$ 11,6 bilhões, isso se não houver nenhuma intercorrência. É uma previsão, mas não o orçamento exato; pode haver um aumento ou diminuição. São muitas variáveis a serem levadas em consideração. O município tem muitas prioridades. A gestão do prefeito David Almeida tem se preocupado em fazer obras de infraestrutura que são realmente necessárias, mas tendo também um cuidado especial com as pessoas, tendo prioridades com habitação, aplicação de recursos na Cidade do Autista, renovação de frotas de ônibus, além de educação e saúde”, enfatizou o vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do prefeito na Câmara.

Texto: Michael Douglas/Dicom

Leia Também

Audiência Pública evidencia falhas na proteção infantil em Manaus

Por Redacao 1 hora atrás

Elan Alencar participa de solenidade para alunos oficiais da Polícia Militar do Amazonas

Por Redacao 21 horas atrás

Elan Alencar participa de solenidade para alunos oficiais da Polícia Militar do Amazonas

Por Redacao 21 horas atrás

Prefeitura e Gilmar Nascimento fortalecem tradição do Parque Dez em comemoração pelos 87 anos do bairro

Por Redacao 22 horas atrás

Em Audiência Pública proposta por Zé Ricardo, catadores denunciam falta de valorização profissional

Por Redacao 1 dia atrás

CMM realiza Audiência Pública para garantir recursos na proteção à infância nesta terça-feira (4/11)

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?