A diretora de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Hannan Awwad, participa da 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (3ª CMSTT), que acontece até quinta-feira (10 de abril), na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e vai definir propostas e diretrizes que ajudarão a estabelecer políticas públicas de saúde voltadas aos trabalhadores, a serem executadas nos próximos anos, em níveis municipal, estadual e federal. O vereador Zé Ricardo (PT) também participou da abertura da solenidade nesta terça-feira (8 de abril).
Durante a programação, que reúne servidores e gestores para debater melhorias na saúde do trabalhador, a diretora de Saúde da CMM destacou a importância dos temas discutidos nos três esferas — gestores, profissionais de saúde e usuários — para a formulação de propostas que vão compor a conferência municipal e, posteriormente, a etapa nacional.
“A CMSTT fornece as diretrizes e prioridades que podem direcionar a Câmara Municipal de Manaus na formulação e implementação de políticas internas e ações voltadas à saúde e bem-estar de seus próprios servidores. Isso se manifesta através de subsídio para a Diretoria de Saúde. Ou seja, as discussões e demandas levantadas na Conferência oferecem informações valiosas para a Diretoria de Saúde da CMM planejar e executar programas de prevenção, promoção da saúde e acompanhamento dos servidores, além de base para Normativas Internas, quando as recomendações da CMSTT podem inspirar a criação de regulamentos internos relacionados à saúde ocupacional, segurança no trabalho, ergonomia e outros aspectos que impactam a saúde dos funcionários da Câmara”, detalhou a diretora.
A 3ª CMSTT reúne cerca de 350 participantes, entre representantes de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com 256 vagas destinadas a pessoas que atuarão como delegados, com direito a voz e voto, e que se inscreveram para representar as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus. As demais vagas são direcionadas a convidados e colaboradores.
Nesta quarta-feira (9 de abril), a programação seguirá com painéis temáticos abordando os eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social. No mesmo dia, no período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para iniciar a elaboração de diretrizes e propostas.
A programação da conferência encerra-se na tarde de quinta-feira (10 de abril), com a Plenária Final, quando as diretrizes e propostas elaboradas nos Grupos de Trabalho serão apresentadas. Ao final, os delegados escolherão, por votação, as propostas e diretrizes que serão encaminhadas para discussão na conferência estadual. Também haverá a votação dos delegados que irão representar Manaus na Conferência Estadual.
Texto: Eliana Nascimento/Dicom