Nesta manhã de segunda-feira (7 de abril), o vereador Elan Alencar (DC) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus para apresentar um balanço positivo sobre os avanços na saúde municipal, viabilizados pelos recursos do Governo Federal. O parlamentar destacou a atuação de 226 médicos inseridos no Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, além de 181 novos profissionais que integram a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desde 2023, focando na Atenção Básica.
Elan ressaltou a infraestrutura existente, com 210 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), somando 346 equipes dedicadas à Atenção Primária e 108 da Atenção Básica, além de 159 equipes voltadas à Odontologia. O vereador também citou a importância dos cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e das estratégias em Saúde Bucal e Família, que necessitam de crescimento e melhorias no município.
Em termos de atendimentos, Elan destacou os números de consultas realizadas na Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer, sendo 26 mil relacionadas a pré-natal, 19 mil mamografias e 205 mil exames do colo de útero entre 2023 e 2024. O vereador enfatizou ainda o sucesso do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que garante acesso a medicamentos essenciais, abrangendo 12 indicações clínicas, como hipertensão, diabete e asma, além de fraldas geriátricas e absorventes higiênicos.
“Manaus se destaca por receber um número significativo de profissionais do Programa Mais Médicos nos últimos três anos, fruto da gestão do prefeito David Almeida e do contínuo esforço por melhorias em nossa saúde pública”, destacou Elan Alencar.
Na ocasião, Elan apresentou um vídeo com o resumo de sua visita à Brasília, onde esteve com o senador Eduardo Braga e nos Ministérios da Saúde, Cultura e Educação.
“Estamos no caminho certo para fortalecer políticas públicas que promovam saúde, desenvolvimento econômico e social. Não é apenas buscar recursos, é garantir que eles sejam executados”, concluiu.
Texto: Vanessa Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)