Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Portaria da Adaf regulamenta comércio de aves vivas no Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Portaria da Adaf regulamenta comércio de aves vivas no Amazonas
Executivo

Portaria da Adaf regulamenta comércio de aves vivas no Amazonas

Redacao 5 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Legislação já está em vigor e diferencia estabelecimentos comercializadores de estabelecimentos distribuidores

Fotos: Divulgação/Adaf

O comércio de aves vivas, no Amazonas, agora tem regulamentação própria. A Portaria nº 61, publicada, em fevereiro deste ano, pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), traz como ponto principal a diferenciação entre os estabelecimentos que comercializam até mil aves vivas por mês e os que fazem a distribuição de mais de mil aves no período.

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), Larissa Araújo, explica que até então não havia legislação federal que regulamentasse esta venda, ficando a critério dos estados tomar esta iniciativa. “A medida fortalece o rastreamento destes animais. O que vai diferenciar estes estabelecimentos é o volume de movimentação”, disse.

Para serem considerados regulares, tanto os estabelecimentos comercializadores de aves vivas quanto os distribuidores devem se credenciar junto à Adaf, por meio da Gerência de Defesa Animal (GDA), sendo os últimos credenciados sob a condição de certificados. A documentação para cadastro e certificação deve ser protocolizada na unidade de atendimento da autarquia a qual pertence o estabelecimento e encaminhada à Coordenação do PNSA.

A validade do Certificado de Estabelecimento Distribuidor de Aves Vivas é de dois anos e deve ter a sua renovação solicitada junto à Agência de Defesa, 30 dias antes do fim do prazo de vigência. Os estabelecimentos comercializadores de aves vivas sem credenciamento na GDA/Adaf estão proibidos de vender animais do tipo.

Os estabelecimentos que já possuem cadastro de comercializador de aves vivas junto à Adaf têm 180 dias para se adequar à legislação. Em caso de descumprimento, o comerciante ou distribuidor estará sujeito ao descredenciamento e demais sanções legais.

“A portaria traz um prazo de 180 dias, a partir da sua publicação, para os produtores identificarem em qual critério vão se enquadrar, ou revendedores ou distribuidores de aves vivas, e, a partir disso, se adequarem à legislação. É importante que, no prazo de 180 dias, todas as revendas que já são cadastradas na Adaf façam a sua atualização cadastral se adequando à nova portaria”, completou a coordenadora.

O post Portaria da Adaf regulamenta comércio de aves vivas no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

Por Redacao 2 horas atrás

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

Por Redacao 2 horas atrás

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

Por Redacao 2 horas atrás

Ipaam firma acordo com a Semef para fortalecer fiscalização ambiental em Manaus

Por Redacao 2 horas atrás

FHAJ e UEA lançam novo Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na Amazônia

Por Redacao 2 horas atrás

Sema Amazonas viabiliza capacitação para monitoramento de quelônios na RDS Piagaçu Purus

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?