Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Mais de 60% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica no Amazonas em 2024
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Mais de 60% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica no Amazonas em 2024
Executivo

Mais de 60% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica no Amazonas em 2024

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Grupo de 61 municípios do estado realizou a campanha no primeiro semestre deste ano

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

No Amazonas, 66% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica em cães e gatos em 2024. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80% para vacinação em cães e 100% para gatos. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) coordena as ações de vacinação que tem como objetivo prevenir a raiva, zoonose que afeta animais e humanos.

Dos 62 municípios do Amazonas, os 61 do interior do estado realizaram a campanha de vacinação antirrábica no período de fevereiro a julho de 2024. A capital, Manaus, realiza a campanha neste segundo semestre e está em fase de consolidação de dados de doses aplicadas.

“O alcance da cobertura em 41 municípios é resultado de esforço conjunto entre os municípios e a FVS-RCP, antecipando envio de doses por ocasião da estiagem, por exemplo, realizando treinamento contínuo com os profissionais e campanhas de educação em saúde para prevenir a raiva”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Os municípios que alcançaram a meta foram: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Careiro, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Urucará.

A gerente de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Érica Chagas, ressaltou a importância da adesão dos municípios à campanha. “Os resultados mostram o comprometimento das secretarias municipais de saúde e a conscientização da população sobre a importância de vacinar os animais”, afirmou.

Prevenção à raiva

A raiva é uma doença que pode ser prevenida com a vacinação de cães e gatos, principais transmissores do vírus para humanos. A FVS-RCP reforça que a vacinação antirrábica em cães e gatos é a principal estratégia para prevenir a disseminação da raiva entre os animais e para os humanos. Em caso de acidentes com mordedura ou arranhões por qualquer mamífero, a população deve procurar imediatamente atendimento médico.

O post Mais de 60% dos municípios alcançaram a meta de vacinação antirrábica no Amazonas em 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas aponta alternativas para reduzir perdas causadas por fungos e aumentar a produtividade da pimenta-de-cheiro

Por Redacao 2 horas atrás

Vestibular e SIS da UEA registram o maior número de inscrições dos últimos 10 anos

Por Redacao 2 horas atrás

Defesa Agropecuária e Saúde Única: evento exalta a conexão que protege famílias, rebanhos e o futuro do Amazonas

Por Redacao 2 horas atrás

Governo Presente: ações na zona oeste seguem esta semana junto à população

Por Redacao 2 horas atrás

Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue

Por Redacao 2 horas atrás

Governo do Amazonas avança nas obras da Casa de Passagem, para abrigar pessoas em situação de rua no Centro

Por Redacao 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?