Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa contribui para o aumento de nascimentos de bezerros com protocolo IATF, em Parintins
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa contribui para o aumento de nascimentos de bezerros com protocolo IATF, em Parintins
Executivo

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa contribui para o aumento de nascimentos de bezerros com protocolo IATF, em Parintins

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A pesquisa recebeu fomento da Fapeam por meio do Programa de Apoio à Pesquisa Universal Amazonas

FOTO: Arquivo/Pesquisador Marcos Vinicius de Castro Ferraz Junior

A introdução de material genético superior através da inseminação artificial é comprovadamente a maneira mais eficaz e barata de fazer o melhoramento genético nos rebanhos bovinos, é o que aponta pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os impactos econômico-social da pesquisa foi a melhora nos índices produtivos dos rebanhos dos pequenos produtores que participaram do projeto, o que permitiu um aumento na renda para o pecuário. Exemplo desse crescimento é o de uma única propriedade quue tinha 45 vacas e produzia cerca de 20 bezerros por ano. Após a implementação do projeto, em um ano, o número de nascimento de bezerros saltou para 45, com a mesma quantidade de vacas.

Amparada via Programa de Apoio à Pesquisa–Universal Amazonas da Fapeam (Universa Amazonas), Edital n° 006/2019, a pesquisa intitulada “Efeito do tempo de pró-estro em um protocolo curto de Inseminação Artificial em Tempo FixoI (IATF)”, coordenada pelo doutor em Nutrição e Produção Animal, Marcos Vinicius de Castro Ferraz Junior, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi realizada em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus).

Reprodução das vacas

As vacas da raça Nelore foram submetidas a um protocolo curto de IATF, inseminadas com 55 ou 65 horas fase inicial do ciclo estral do animal (pró-estro), onde as fêmeas estão se preparando para a ovulação. Seiscentas vacas foram protocoladas com a inserção de um dispositivo com 2 gramas de progesterona (P4) e 2 miligramas de benzoato de estradiol, permanecendo o dispositivo no animal reprodutor por sete dias.

Durante o estudo ficou comprovado que a prenhez por Inseminação Artificial (P/IA) não foi afetada pelos dias pós-parto, peso corporal e tempo entre a remoção e a realização da inseminação artificial. O projeto ajudou a divulgar a IATF em Parintins, uma vez que vários pecuaristas puderam ver na prática o resultado do melhoramento genético no rebanho.

Outro ponto da pesquisa, foi a avaliação da qualidade do sêmen bovino refrigerado, após o descongelamento com a reutilização de implantes de P4, por 7 dias, e como reutilização em até cinco usos em fêmeas bubalinas submetidas a protocolos de IATF em condições amazônicas.

Melhoria na condição de vida

Os resultados da pesquisa além de melhorar a criação de rebanho também mudaram a vida dos pequenos produtores. Uma novilha (vaca que ainda não ficou prenha) recebeu oferta de R$ 9 mil por uma das novilhas nascidas devido ao projeto. Uma novilha nas mesmas condições nascida de touro vale cerca de R$ 1.500,00 em Parintins.

Para Marcos Vinicius de Castro o resultado exitoso foi um conjunto de técnicas realizadas durante a pesquisa, e o apoio da Fapeam com equipamentos como ultrassom portátil e material de inseminação artificial.

FOTO: Arquivo/Pesquisador Marcos Vinicius de Castro Ferraz Junior

“Não foi só devido à IATF realizado, mas ao pacote tecnológico e produtivo que caminha junto com a técnica, o qual passa pela melhor nutrição do rebanho, controle da sanidade, melhor criação dos bezerros, entre outros. A Fapeam foi primordial para a pesquisa. Sem o apoio, o projeto não seria viável”, finalizou.

Marcos destacou ainda que um dos produtores que integrou o grupo da pesquisa tinha uma casa pequena, sem acesso a água e energia elétrica. Com o aumento da renda, o pecuarista conseguiu recursos para conectar sua residência à rede elétrica, rede de água de uma comunidade próxima, e até conexão de internet.

Universal Amazonas

O projeto foi desenvolvido com apoio do Programa de Apoio à Pesquisa–Universal Amazonas da Fapeam, edital Nº 006/2019, que apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas.

O post Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa contribui para o aumento de nascimentos de bezerros com protocolo IATF, em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Campanha “Faça a Conta. Use GNV” registra recorde de bônus concedidos a empresas

Por Redacao 1 hora atrás

SSP-AM realiza entrega de viaturas e mutirão de atendimento para Carteira de Identidade Nacional em Nhamundá

Por Redacao 16 horas atrás

Governo do Amazonas promove capacitação para adoção da metodologia e dos indicadores do Selo Unicef

Por Redacao 17 horas atrás

Seas apresenta Crédito Rosa, Prato Cheio, Padaria Artesanal e Caisan no AgroAmazonas

Por Redacao 17 horas atrás

Escolas Estaduais do Amazonas realizam atividades em homenagem à Semana da Pátria

Por Redacao 17 horas atrás

No Maranhão, Sedecti discute Estratégia 2050 no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

Por Redacao 17 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?