Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Troca de conhecimento sobre espécies de peixes em área de várzea é tema de evento apoiado pela Fapeam em Beruri
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Troca de conhecimento sobre espécies de peixes em área de várzea é tema de evento apoiado pela Fapeam em Beruri
Executivo

Troca de conhecimento sobre espécies de peixes em área de várzea é tema de evento apoiado pela Fapeam em Beruri

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Iniciativa integra o Programa de Apoio a Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas

Fotos: Divulgação Peld-Diva

Promover ações de divulgação científica relacionadas à ecologia pesqueira é o objetivo de um evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), nos dias 13 e 14 de dezembro, em Beruri ((distante a 73 quilômetros de Manaus).

O evento acontece na sede dos setores Itapuru e Caua-Cuiuanã, na Unidade de Conservação Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (RDS-PP).

A iniciativa faz parte das atividades do Programa Ecológico de Longa Duração: Diversidade da Várzea (Peld-Diva), e acontece neste período em alusão à celebração da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia no Estado do Amazonas. O workshop é coordenado pela pesquisadora Flávia Kelly Siqueira de Souza, doutora em Ciências Pesqueiras nos Trópicos e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O público-alvo é formado não só por homens e mulheres adultos, mas também por jovens e crianças das comunidades, incluindo professores e pescadores. A estimativa é da participação de 150 pessoas.

Durante o evento “Popularização da Ciência no âmbito do Programa Ecológico de Longa Duração”, a equipe do Peld-Diva compartilhará o conhecimento gerado ao longo de oito anos do projeto, utilizando linguagem acessível. São informações a respeito dos aspectos ecológicos das espécies de peixes em área de várzea e da atividade de pesca, com referência aos eventos extremos na região.

“O Peld promoverá a difusão do conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas no sítio RDS-Piagaçu Purus, um dos sítios de pesquisa do projeto, aos comunitários dos setores Itapuru e Caua-Cuiuanã, estabelecendo um momento de troca de saberes e popularização da ciência”, explicou Flávia Kelly.

Entre as contribuições do projeto, a pesquisadora destaca as oportunidades de inclusão social, o protagonismo, a promoção da autonomia, bem como a valorização cultural destas comunidades.

“Esperamos realizar eventos desta natureza nos demais sítios do Peld-Diva, localizados entre a foz do Rio Purus e a região inferior do Rio Solimões, com a mesma temática e intenção de um momento construtivo, envolvendo adultos, jovens e crianças, que têm seus modos de vida inseridos em torno da calha dos rios Amazônicos”, completou.

A programação é organizada por pesquisadores e estudantes do projeto e inclui oficinas, atividades lúdicas e palestras. A ideia é encorajar a autonomia destas populações, valorizando o conhecimento tradicional.

“O evento irá nortear resultados das pesquisas desenvolvidas nos aspectos ecológicos das espécies de peixes em área de várzea e na atividade de pesca, ambas com referência aos eventos extremos na região”, pontuou a coordenadora.

Além disso, será apresentado aos participantes o documentário “Pirarucu – o respiro da Amazônia”, dirigido por Carolina Fernandes.

Os estudos do Peld-Diva avaliam a diversidade de peixes em função de diferentes níveis de governança e tipos de manejo. Eventos climáticos extremos também estão entre as abordagens das pesquisas que fazem parte do projeto.

Apoio da Fapeam

“Ter aprovado um projeto específico para a popularização da ciência junto às comunidades ribeirinhas que vivem e dependem da calha de grandes rios na região e dão suporte às pesquisas desenvolvidas no projeto é um momento de respeito, agradecimento e fortalecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do Peld-Diva”, defendeu Flávia Kelly.

O evento recebe apoio da Fapeam, por meio do POP CT&I. A iniciativa fomenta a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2024 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

O post Troca de conhecimento sobre espécies de peixes em área de várzea é tema de evento apoiado pela Fapeam em Beruri apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

Por Redacao 12 minutos atrás

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

Por Redacao 1 hora atrás

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

Por Redacao 1 hora atrás

Centros de Convivência reforçam cuidado com a saúde mental em abertura do ‘Setembro Amarelo’

Por Redacao 1 hora atrás

Prosai terá usina de asfalto própria para acelerar ainda mais as obras em Parintins

Por Redacao 2 horas atrás

Agosto: focos de calor no Amazonas caem ao nível mais baixo desde 2011 e desmatamento diminui

Por Redacao 2 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?