Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Tribunal de Justiça mantém condenação contra ex-empresa administradora de unidade prisional que terá que ressarcir o Estado
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Tribunal de Justiça mantém condenação contra ex-empresa administradora de unidade prisional que terá que ressarcir o Estado
Executivo

Tribunal de Justiça mantém condenação contra ex-empresa administradora de unidade prisional que terá que ressarcir o Estado

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

PGE-AM ajuizou ação contra ex-administradora do Puraquequara buscando ressarcimento de prejuízos causados por rebelião em 2017

FOTO: Arquivo/PGE

O Tribunal de Justiça manteve, esta semana, sentença da 2.ª Vara da Fazenda Pública Estadual que havia condenado a ex-empresa administradora da unidade prisional do Puraquequara a ressarcir o Estado do Amazonas pelos prejuízos ocasionados pela rebelião em 2017. A empresa deixou de prestar serviço ao estado após o ocorrido.

Em 2019 a fazenda pública foi condenada a indenizar o dano moral sofrido pela família de um custodiado, vítima da rebelião. Diante de graves falhas da empresa na execução do serviço contratado, apuradas em sindicância e processo administrativo, a Procuradoria Geral do Estado ajuizou uma ação regressiva, em 2021, cobrando o valor da ação paga à pela família do detento.

O Tribunal entendeu que “nos termos do contrato e conforme os documentos apresentados, ficou demonstrado que a apelante possuía o dever específico de fiscalizar a entrada de objetos pérfuro-cortantes, cuja omissão resultou no ato ilícito dentro da unidade prisional. Configuram-se, portanto, os requisitos de responsabilidade objetiva – dano, nexo causal e omissão na fiscalização – , autorizando o direito de regresso do Estado.”

O precedente é de extrema importância, porque a decisão deste julgamento e as razões de decidir constantes no voto do Desembargador Relator deverão refletir diretamente sobre várias ações regressivas contra a administradora prisional, já ajuizadas pela PGE/AM, que aguardam julgamento.

A decisão também abre caminho para o julgamento positivo de diversas outras ações, relacionadas a outros temas como erro médico e violência obstétrica, ajuizadas pelo Núcleo de Ações Regressivas da Procuradoria Judicial Comum da PGE/AM.

O post Tribunal de Justiça mantém condenação contra ex-empresa administradora de unidade prisional que terá que ressarcir o Estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde

Por Redacao 13 horas atrás

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

Por Redacao 13 horas atrás

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

Por Redacao 13 horas atrás

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

Por Redacao 13 horas atrás

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

Por Redacao 14 horas atrás

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

Por Redacao 14 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?