Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Comitê de Enfrentamento à Estiagem apresenta orientações para amenizar o impacto da fumaça na saúde da população
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Comitê de Enfrentamento à Estiagem apresenta orientações para amenizar o impacto da fumaça na saúde da população
Executivo

Comitê de Enfrentamento à Estiagem apresenta orientações para amenizar o impacto da fumaça na saúde da população

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Nota Técnica da Secretaria de Saúde e FVS-RCP foi submetida ao Comitê Técnico-Científico do Amazonas

Foto: Eduardo Prado/FVS-RCP

O Comitê de Enfrentamento à Estiagem apresentou orientações para amenizar o impacto da fumaça na saúde da população do estado e recomendações aos profissionais da área no atendimento de pacientes, com publicação da Nota Técnica nº 047/2024, emitida nesta quarta-feira (18/09), produzida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em conjunto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

O documento foi submetido ao Comitê Técnico-Científico (CTC) de assessoramento ao executivo estadual nas ações de enfrentamento a Fenômenos Climáticos Extremos e ressalta orientações para os serviços de saúde sobre a vigilância em saúde e monitoramento.

A nota destaca a importância da atenção especial aos pacientes que apresentem um conjunto de sintomas como tosse seca, falta de ar, irritação nos olhos, nariz ou garganta, coriza, dor de cabeça, cansaço e dermatites (inflamação na pele).

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, acrescentou que a rede pública está atenta para atender a população e orientou que os amazonenses mantenham-se hidratados nesse período de estiagem severa e com focos de queimadas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que, embora esses sinais e sintomas sejam comuns a diversas doenças, é importante considerar a possibilidade de estarem relacionados à poluição atmosférica decorrente da fumaça.

“Os profissionais de saúde precisam estar atentos às variações no comportamento das doenças em resposta às mudanças climáticas. A atenção é destacada, inclusive, a pacientes que apresentam doenças respiratórias, como rinossinusite, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e rinite alérgica. Esses são pacientes que podem apresentar sintomas dessas doenças agravados devido à exposição à fumaça”, alerta a diretora Tatyana.

A Nota Técnica detalha, aos serviços de saúde, quando suspeitar de sintomas relacionados à fumaça, levando em consideração o tempo de exposição e a vulnerabilidade individual que pode estar associada a questões genéticas e presença de outras doenças respiratórias.

Recomendações

As recomendações da SES-AM e da FVS-RCP relacionadas à proteção da saúde diante da exposição à fumaça incluem:

Acompanhar as previsões meteorológicas locais e ficar atento aos boletins, alertas e informes difundidos por órgãos oficiais sobre a situação das queimadas e a qualidade do ar; manter à mão os telefones de emergência dos órgãos locais de resgate, atendimento médico e combate às queimadas; aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas, proporcionando uma proteção adicional e reduzir ao máximo o tempo de exposição à fumaça.

Outras recomendações presentes na nota são: reduzir a exposição a ambientes ao ar livre, evitar atividades e exercícios quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça, incluindo atividades físicas escolares; evitar o uso de tabaco, narguilé, cigarros e dispositivos eletrônicos.

Como proteção adicional, as instituições de saúde orientam, ainda, em grandes concentrações de fumaça, usar máscaras cirúrgicas, de pano, lenços, para reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para quem estiver próximo a focos de queimadas e de fumaça. Para proteção contra partículas finas, a recomendação é o uso de máscaras N95, PFF2 ou P100.

A SES-AM e a FVS-RCP orientam ainda não soltar balões ou fogos de artifícios e não acender fogueiras.

O post Comitê de Enfrentamento à Estiagem apresenta orientações para amenizar o impacto da fumaça na saúde da população apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

Por Redacao 17 horas atrás

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

Por Redacao 17 horas atrás

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

Por Redacao 19 horas atrás

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 19 horas atrás

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

Por Redacao 22 horas atrás

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

Por Redacao 23 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?