Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Amazonas é o 3ª estado que mais compartilha perfis genéticos de restos mortais com Banco Nacional
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Amazonas é o 3ª estado que mais compartilha perfis genéticos de restos mortais com Banco Nacional
Executivo

Amazonas é o 3ª estado que mais compartilha perfis genéticos de restos mortais com Banco Nacional

Redacao 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

É importante que as famílias, que possuam um parente desaparecido, compareçam ao laboratório para identificar esses restos mortais

FOTO: Divulgação/SSP-AM

O Amazonas é o terceiro estado que mais compartilha material biológico de restos mortais não identificados com o Banco Nacional de Perfis Genéticos. Porém, de acordo com perito Delson Tavares, do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística Lorena Baptista, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a quantidade de perfis de familiares de pessoas desaparecidas ainda é muito baixa.

Para buscar mudar essa realidade, o Laboratório de Genética Forense do Amazonas vai participar entre os dias 26 e 30 de agosto, da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que a partir deste ano, está inserida na Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.

A iniciativa consiste na coleta de material biológico para obtenção de perfil genético de familiares, para serem inseridos em um banco de dados nacional. O Banco de Perfis Genéticos do Estado do Amazonas contém perfis de restos mortais não identificados, os quais são confrontados com os familiares, tanto a nível estadual quanto nacional.

O perito Delson Tavares reforçou a importância dos familiares que estão com o ente desaparecido em participar da campanha. “Atualmente, o estado do Amazonas ocupa a terceira posição no compartilhamento de restos mortais não identificados de todo o Brasil. Porém, precisamos que as famílias que possuam um parente desaparecido, compareçam ao laboratório para que nós possamos identificar esses restos mortais”, pediu o perito.

Conforme Tavares, apesar da grande quantidade de perfis genéticos de restos mortais não identificados, a proporção de familiares que buscam o laboratório para fazer a coleta do seu material genético é pequena. “A gente reforça que se você possui ou conhece alguém que possua um familiar desaparecido, nos procure diretamente no Laboratório de Genética Forense ou pelo Whatsapp (92) 98416-1122”, orientou Tavares.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Identificação

Foi a partir do cruzamento de perfis genéticos, que peritos do Laboratório de Genética Forense identificaram uma ossada, que deu entrada em março deste ano na instituição, pertencente a Roginerio Lago de Oliveira, 36. O homem havia desaparecido em fevereiro de 2024.

Alívio para a família da dona Ana Lucia Lago, 54, mãe do desaparecido. De acordo com ela, várias tentativas e correntes de buscas foram realizadas para tentar localizar o rapaz. Mas foi a partir de uma orientação dada pela equipe do serviço social do Instituto Médico Legal (IML), que foram encaminhados para coletas de amostras de sangue a serem inseridas no Banco de Perfis Genéticos.

“As pessoas aqui foram muito legais e nós fizemos os exames e deixamos aqui. Esperamos a ligação e eu disse a mim mesma que só íamos sossegar quando tivéssemos essa resposta, e Deus providenciou. Está aqui a resposta. Nós tivemos resposta”, contou a mãe de Roginerio.

O post Amazonas é o 3ª estado que mais compartilha perfis genéticos de restos mortais com Banco Nacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Governo Presente: SSP-AM disponibiliza atendimentos para a Carteira de Identidade Nacional, em escola na zona norte

Por Redacao 10 horas atrás

Setembro Verde: SEPcD realiza atividade de equoterapia para crianças com deficiência

Por Redacao 17 horas atrás

Vestibular e SIS da UEA: candidatos realizam provas de habilidades específicas

Por Redacao 17 horas atrás

Governo Presente: 22ª edição bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos na zona norte de Manaus

Por Redacao 17 horas atrás

Amazonas conquista ouro e bronze no concurso internacional de queijo “Mondial Du Framage Tours 2025”

Por Redacao 17 horas atrás

Sejusc atende mais de 870 pessoas da zona norte durante 22ª edição do Governo Presente

Por Redacao 21 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?