Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: No primeiro semestre deste ano, Programa Melhor em Casa realizou 40 mil atendimentos domiciliares
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > No primeiro semestre deste ano, Programa Melhor em Casa realizou 40 mil atendimentos domiciliares
Executivo

No primeiro semestre deste ano, Programa Melhor em Casa realizou 40 mil atendimentos domiciliares

Redacao 12 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Sob a coordenação da SES-AM, o trabalho é executado por equipe multidisciplinar e auxilia na redução do período de internação do paciente

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

O programa Melhor em Casa, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), já realizou 40 mil atendimentos domiciliares, de janeiro a julho de 2024, a pacientes de alta complexidade, que necessitam de atenção contínua. Além do acompanhamento semanal com equipes multidisciplinares, os pacientes recebem insumos e nutrição, pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Além dos atendimentos, também foram realizados 2,5 mil procedimentos, entre trocas de curativos complexos, trocas de cânula de traqueostomia e de sonda. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre os governos federal e estadual. Atualmente, atende 646 pessoas no Estado. O Amazonas e Santa Catarina são os únicos estados em que os governos estaduais viabilizam, além da equipe de atendimento, a entrega de insumos e nutrição ao paciente.

Este ano, o Melhor em Casa possibilitou a desospitalização de 80 pacientes. Por meio da Cema, o programa faz a dispensação mensal de 12.966 unidades de medicamentos, 32.408 produtos de nutrição e 346.835 produtos para saúde.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Melhor em Casa auxilia na redução do período de internação do paciente, que passa a realizar o tratamento no ambiente familiar, sendo acompanhado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Esse programa é uma referência, mostra o compromisso do Governo do Estado com a assistência, propiciando que esse paciente, muitas vezes em uma condição crônica, receba todo o suporte de saúde em casa, com medicamentos, alimentos e insumos”, observou.

Segundo a coordenadora do Melhor em Casa na SES-AM, Semira Torres, o atendimento é feito por Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad), formada por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e fisioterapeuta. Caso necessário, o paciente também é acompanhado por Equipe Multidisciplinar de Apoio à Atenção Domiciliar (Emap), composta de fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo.

“Este ano, além de bons números de desospitalização, temos também 15 altas clínicas, que é quando o paciente, acompanhado pelo Melhor em Casa, apresenta melhora no quadro de saúde e pode seguir seu tratamento sem o monitoramento semanal das nossas equipes. Isso só mostra a qualidade dos atendimentos realizados”, afirmou.

O programa conta com 18 equipes, que envolvem, ao todo, 218 profissionais de diversas especialidades, divididos entre Emad e Emap, além do pessoal de retaguarda, incluindo administrativo, transporte, higienização e limpeza.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

Atuação nas unidades de saúde

As equipes do Melhor em Casa também atuam em algumas unidades de saúde, realizando avaliação de paciente para se certificar se pode passar a ser assistido pelo programa. Conforme Semira Torres, o corpo clínico das unidades solicita a visita da equipe multidisciplinar para fazer essa análise.

“Nós observamos se esse paciente está no perfil atendido pelo Melhor em Casa e se tem condições de continuar o tratamento em domicílio. A equipe avalia e, em caso positivo, ele tem a alta programada. Além disso, a nossa equipe faz todo um trabalho de avaliação da residência do paciente, se existe o mínimo de estrutura para recebê-lo”, detalhou.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

Ao todo, a iniciativa é oferecida em 12 unidades hospitalares: Hospital e Pronto Socorro (HPS) da Criança Zona Oeste, Sul e Leste; HPSs 28 de Agosto, Hospital, Dr. João Lúcio Pereira Machado e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo; Hospital Delphina Abdel Aziz; Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM); nas fundações Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul.

O post No primeiro semestre deste ano, Programa Melhor em Casa realizou 40 mil atendimentos domiciliares apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Sine Amazonas inaugura nova agência para atendimento ao trabalhador e ao empregador

Por Redacao 1 hora atrás

Teatro Amazonas recebe espetáculos de jazz que valorizam a cultura brasileira neste fim de semana

Por Redacao 1 hora atrás

Amazonas Green Jazz Festival abre temporada com celebração à identidade brasileira e amazônica

Por Redacao 2 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca obras da estrada Codajás–Anori e inaugura iluminação pública de LED no município

Por Redacao 3 horas atrás

Governador Wilson Lima leva Telessaúde a Codajás e serviço chega a 72 salas em todo o estado

Por Redacao 3 horas atrás

Mutirão do Ipaam, MMA e PNUD realiza 464 atendimentos e 292 inscrições em São Gabriel da Cachoeira

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?