Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Agosto Lilás: Boletim da FVS-RCP apresenta cenário de notificações de violência contra a mulher à Saúde no Amazonas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Agosto Lilás: Boletim da FVS-RCP apresenta cenário de notificações de violência contra a mulher à Saúde no Amazonas
Executivo

Agosto Lilás: Boletim da FVS-RCP apresenta cenário de notificações de violência contra a mulher à Saúde no Amazonas

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Boletim está disponível em www.fvs.am.gov.br

FOTO: Eduardo Prado/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta quinta-feira (15/08), o mais atualizado Boletim da Situação Epidemiológica da Violência Interpessoal e Autoprovocada contra Mulheres no Estado do Amazonas. Os dados são referentes a 2023. O boletim está disponível em: https://encurtador.com.br/jKnsK .

Neste mês de agosto, a campanha Agosto Lilás destaca o enfrentamento à violência contra mulheres com a iniciativa “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” e marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, lei federal que objetiva estipular punição adequada para atos de violência doméstica contra a mulher.

“A campanha Agosto Lilás é uma conscientização pelo fim da violência contra nós, mulheres, e o boletim epidemiológico sobre esse tipo de violência é uma forma de dar visibilidade ao tema, divulgando os dados notificados à saúde”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A violência contra a mulher é uma violência dos Direitos Humanos e implica em diversos problemas abrangendo as áreas políticas, econômicas, sociais, psicológicas e culturais. No boletim, os registros foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde.

“O boletim epidemiológico objetiva descrever as características individuais e de ocorrência da violência contra a mulher, e dar transparência aos dados disponíveis para subsidiar a qualificação da vigilância e da atenção integral da mulher em situação de violência no Amazonas”, destaca a coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres.

Cenário epidemiológico

No Amazonas, foram notificados 5.806 casos de violência contra as mulheres em 2023. A maior proporção dos casos de notificação de violência ocorreu nas seguintes faixas etárias: de 10 a 14 anos (28,4%), 20 a 29 anos (19,1%); e 15 a 19 anos (15,5%).

Com relação às características da ocorrência, 32,7% das notificações foram de violência física e 30,1% de violência sexual. Detalhando a violência sexual, observou-se que 43,2% se tratava de estupro de vulnerável (com meninas abaixo de 14 anos), 29,3% foram de estupro, e 21,5% de assédio sexual. O principal meio de agressão registrado foi a força corporal/espancamento (46,1%). O principal local de ocorrência da violência foi a residência (67,6%).

Dos encaminhamentos de saúde realizados, 45,3% foram à Rede de Saúde, 16,6% foram ao Conselho Tutelar, 11,9% a outras delegacias, 9,6% à Delegacia de Atendimento à Mulher, 9,1% à rede de Assistência Social e 3,2% se deu para a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. Em relação à situação de violência de repetição, 37,6% das mulheres relataram que já tinham sofrido violência outras vezes.

Do total de notificações, 18,4% foram registradas em mulheres gestantes e 4,7% apresentavam algum tipo de deficiência ou transtorno. Na situação conjugal, 52,7% das notificações se tratavam de mulheres solteiras e 15,5% eram casadas ou afirmaram estar em uma união consensual.

Dos casos notificados em que a vítima estava grávida, 59,9% foram de meninas de 10 a 14 anos e 18,9% de adolescentes de 15 a 19 anos. O boletim destaca, ainda, que para além da gravidez na adolescência, esse dado indica a ocorrência de estupro de vulnerável, uma vez que a conjunção carnal com menor de 14 anos configura o crime independente do consentimento da menina ou de seus responsáveis legais.

O post Agosto Lilás: Boletim da FVS-RCP apresenta cenário de notificações de violência contra a mulher à Saúde no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Sejusc e IBGE inauguram posto de atendimento no PAC Manacapuru

Por Redacao 53 minutos atrás

Governo do Amazonas conclui modernização do sistema de iluminação pública em 21 unidades de saúde da capital

Por Redacao 54 minutos atrás

Seas contribui com a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social para criação de estratégias em calamidades

Por Redacao 2 horas atrás

Obras de saneamento básico do Prosai Parintins avançam para levar água potável e esgoto para a população do município

Por Redacao 2 horas atrás

Durante evento da Fieam, governador Wilson Lima destaca incentivos para a indústria com avanços nos indicadores econômicos

Por Redacao 4 horas atrás

Parceria entre FVS-RCP e Ministério da Saúde fortalece ações contra a tuberculose no Amazonas

Por Redacao 16 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?