Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Em Canutama, Idam destaca inventário florestal e diagnóstico produtivo em capacitação para mulheres extrativistas de babaçu
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Em Canutama, Idam destaca inventário florestal e diagnóstico produtivo em capacitação para mulheres extrativistas de babaçu
Executivo

Em Canutama, Idam destaca inventário florestal e diagnóstico produtivo em capacitação para mulheres extrativistas de babaçu

2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

A iniciativa tem como público-alvo trabalhadoras rurais da Associação Agroextrativista de Mulheres Produtoras Rurais do Babaçu do Sul de Canutama

FOTO: Divulgação/Idam

Em Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), no sábado (18/05), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza o curso de “Boas Práticas à Cultura do Babaçu”. A capacitação tem como público alvo, exclusivamente, as mulheres extrativistas da Associação Agroextrativista de Mulheres Produtoras Rurais do Babaçu do Sul de Canutama (AAMPRUBSC), localizada na Linha 42 do sul do município.

Durante a capacitação, as participantes terão acesso a informações sobre inventário florestal e diagnóstico produtivo das áreas de extrativismo de babaçu, segundo o engenheiro florestal do Idam, Lucas Lenci. “Também serão realizadas demonstração de métodos, além da aplicação prática de como realizar o inventário florestal de palmeiras de babaçu”, disse.

Lenci pontuou ainda que o curso possibilitará às participantes a prática da identificação da capacidade produtiva de uma área em relação à cultura do babaçu e, assim, tirar maior proveito da atividade extrativista. “A expectativa é que, pelo menos, 20 mulheres atuantes na atividade recebam a capacitação”, pontuou.

Babaçu

Palmeira nativa da região Norte e do Cerrado, o babaçu é uma árvore extremamente produtiva para o extrativismo que, quando realizado de forma sustentável, garante ao trabalhador rural fonte de renda sem agredir a floresta.

FOTOS: Divulgação/Idam

“Além disso, todos os componentes do babaçu podem ser aproveitados. Temos o óleo extraído das amêndoas, com várias aplicações para indústria cosmética, alimentícia, e na fabricação de sabões; o fruto, do qual se pode produzir farinha; e a casca, que também pode ser utilizada para fins energéticos, como a produção de carvão vegetal”, informou o engenheiro florestal.

O post Em Canutama, Idam destaca inventário florestal e diagnóstico produtivo em capacitação para mulheres extrativistas de babaçu apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Canutama, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus

Leia Também

“Isso aqui é essencial para gente”, diz motociclista sobre primeiro Pit Stop do Motociclista Legal na zona leste

Por Redacao 7 horas atrás

Representando o Governo do Amazonas, secretário da Sedurb é eleito membro titular do ConCidades

Por Redacao 7 horas atrás

Ipaam 30 anos: Instituto realiza Expofeira e mesa-redonda sobre licenciamento ambiental de mineração

Por Redacao 17 horas atrás

Fortalecimento do setor primário: Sepror qualifica mais de 4 mil produtores rurais em 2025

Por Redacao 17 horas atrás

Fapeam promove mesa-redonda sobre os Desafios do Combate à Corrupção no Serviço Público Brasileiro

Por Redacao 17 horas atrás

‘O Mundo Encantado do Natal’ inicia temporada com grande circulação de público nos espaços culturais de Manaus

Por Redacao 17 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?