Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Adaf alerta pecuaristas de 13 municípios do Amazonas sobre atualização cadastral de seus animais
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Adaf alerta pecuaristas de 13 municípios do Amazonas sobre atualização cadastral de seus animais
Executivo

Adaf alerta pecuaristas de 13 municípios do Amazonas sobre atualização cadastral de seus animais

2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

A atualização segue até o dia 15 de junho e abrange todos os animais de produção da zona livre de febre aftosa sem vacinação

FOTO: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta os pecuaristas dos 13 municípios do Amazonas, onde a vacinação contra febre aftosa não é mais obrigatória, a realizarem a atualização cadastral de todos os animais de produção existentes em sua propriedade. O cadastro do rebanho é uma estratégia obrigatória que tem o objetivo de manter o status concedido a esses municípios pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A atualização deve ser realizada nas cidades de: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá. Para cadastrar seus animais o produtor deve entregar a ficha de notificação devidamente preenchida, em um dos escritórios da autarquia, ou encaminhá-la via atendimento remoto pelo número (92) 99238-5568 (WhatsApp).

Estão entre os animais de produção bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas.

FOTO: Divulgação/Adaf

A coordenadora do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa) no Amazonas, Joelma Silva, explica que a atualização do rebanho é uma importante ferramenta para que a Adaf mantenha as informações dos animais em dia.

“Esses dados facilitam a fiscalização, o enfrentamento de doenças e o acesso a uma estimativa do rebanho existente no estado. Por isso, os produtores rurais pertencentes aos municípios livres sem vacinação para febre aftosa devem procurar uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal para atualizar todos os animais da propriedade”, enfatizou.

FOTO: Divulgação/Adaf

Os produtores que descumprirem o procedimento podem sofrer o bloqueio da ficha de movimentação – documento que concentra os registros de todas as emissões de Guias de Trânsito Animal (GTA) e declarações da propriedade. Nestes casos, a multa aplicada é de R$ 20 por animal de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) não cadastrado, e de R$ 40 por animal de grande porte (bovídeos e equídeos).

O post Adaf alerta pecuaristas de 13 municípios do Amazonas sobre atualização cadastral de seus animais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Tapauá

Leia Também

HPS João Lúcio solicita apoio para localizar familiares de idoso em alta hospitalar

Por Redacao 2 horas atrás

Governador Wilson Lima conclui revitalização dos 11 Caics com entrega do Caic Moura Tapajóz

Por Redacao 2 horas atrás

Temporada ‘Natal Mágico 2025 – Tempo de Esperança’ estreia no Teatro Gebes Medeiros

Por Redacao 14 horas atrás

Ipaam 30 anos: Instituto promove visitação a barco de pesquisa e palestras de capacitação presencial e online

Por Redacao 18 horas atrás

Apoio técnico da Seas a gestores e técnicos alcançou 35 municípios do Amazonas em 2025

Por Redacao 19 horas atrás

Esporotricose: Amazonas atualiza boletim epidemiológico nesta terça-feira

Por Redacao 19 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?