Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: ETE que vai se interligar à rede de esgoto do Prosamin+ começa a ser construída no bairro Raiz
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > ETE que vai se interligar à rede de esgoto do Prosamin+ começa a ser construída no bairro Raiz
Executivo

ETE que vai se interligar à rede de esgoto do Prosamin+ começa a ser construída no bairro Raiz

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

A obra faz parte de um acordo de cooperação entre estado, município e Águas de Manaus

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Raiz, zona sul de Manaus, tiveram início em abril. A previsão, de acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, é atender mais de 220 mil pessoas das áreas de intervenção do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), contribuindo também para aumentar a cobertura de saneamento básico na capital.

A ETE Raiz está sendo construída em uma área remanescente do Prosamin II, na zona sul de Manaus. Faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre Estado e Município para execução de obras de água e esgoto do Prosamin+. O governo doou o terreno para a concessionária Águas de Manaus (Aegea) fazer a construção da ETE. A estação receberá os efluentes da rede de esgoto construída pelo Prosamin+, programa que é executado pela UGPE.

Localizada em uma área de 9,6 mil metros quadrados, a ETE Raiz terá capacidade para tratar mais de 31 milhões de litros por dia. A nova estação contará com um sistema moderno que irá garantir que todo esgoto coletado passe por tratamento e retorne para a natureza livre de contaminações.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a estação de tratamento representa um marco na relação institucional e de investimentos em saneamento, por parte do estado e município. “A ETE vai complementar o sistema de esgotamento sanitário construído pelo Prosamin+ e beneficiará mais de 220 mil pessoas, contribuindo para que o Estado avance ainda mais na cobertura de saneamento básico na capital e a população seja beneficiada”, afirmou.

De acordo com o subcoordenador executivo de Planejamento, da UGPE, Leonardo Barbosa, é a primeira vez, na história do programa, que a concessionária será parceira na execução de uma obra do Prosamin+.

“Nas outras edições do programa, o governo executou as obras completas e repassou ao município, para operação e manutenção por meio da concessionária. Agora, o estado está construindo a rede de esgotamento sanitário enquanto a concessionária, simultaneamente, iniciou a construção da ETE que irá tratar o esgoto para a correta disposição final no corpo hídrico receptor, conferindo assim funcionalidade completa ao sistema de coleta, quando concluído”, observa.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Andamento das obras

A obra está dividida em quatro etapas. A primeira deve ser finalizada no segundo semestre deste ano e irá operar com tratamento de mais de 7 milhões de litros por dia, segundo dados da concessionária Águas de Manaus.

De acordo com o gerente de Projetos da empresa, Jean Damasceno, o planejamento é entregar uma etapa da estação por ano. “Cada módulo concluído entra em operação gradativamente e, desta forma, teremos a ETE completa em 2027. Todo esgoto coletado será tratado e devolvido ao Igarapé do 40, livre de contaminações”, detalha.

A concessionária Águas de Manaus também ficará encarregada da administração, operação e manutenção da infraestrutura, das instalações e equipamentos, de acordo com o Contrato de Concessão firmado com o Município.

Saneamento Básico do Prosamin+

O sistema de esgotamento sanitário do Prosamin+ compreende o trecho entre a avenida Manaus 2000, no bairro Japiim, zona sul, e a Comunidade da Sharp, na zona leste. Além da ETE, o Governo irá construir 60 quilômetros de rede coletora, seis estações elevatórias de esgoto e nove quilômetros de ligações domiciliares e intradomiciliares. O investimento é da ordem de R$ 95 milhões.

O post ETE que vai se interligar à rede de esgoto do Prosamin+ começa a ser construída no bairro Raiz apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus

Leia Também

Sine Amazonas divulga 172 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por Redacao 19 horas atrás

Garantido celebra 33º título com festa no Sambódromo e despedida de item oficial

Por Redacao 22 horas atrás

Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus

Por Redacao 2 dias atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (05/07)

Por Redacao 2 dias atrás

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

Por Redacao 2 dias atrás

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?