Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Pesquisa apoiada pela Fapeam desenvolve bioprodutos encapsulados, a partir de plantas e fungos amazônicos 
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Pesquisa apoiada pela Fapeam desenvolve bioprodutos encapsulados, a partir de plantas e fungos amazônicos 
Executivo

Pesquisa apoiada pela Fapeam desenvolve bioprodutos encapsulados, a partir de plantas e fungos amazônicos 

Redacao 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O estudo é fomentado por meio do Programa Pró-Estado  

Foto: Nathalie Brasil/FAPEAM O desenvolvimento de bioprodutos, a partir do encapsulamento de metabólitos bioativos produzidos por plantas e fungos amazônicos em nanomateriais, está sendo estudado com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado). 

O estudo em andamento intitulado “Consolidação da AMNANO (Rede Amazonas de Laboratórios Multiusuários em Nanotecnologia) no desenvolvimento de bioprodutos, a partir do nanoencapsulamento de metabólitos produzidos por plantas e fungos amazônicos”, realizado pela doutora em Química, Patrícia Melchionna Albuquerque, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), colabora para o aproveitamento dos recursos naturais da região Amazônica. 

Durante os testes, foram obtidos óleos essenciais e extratos em diferentes solventes (metabólitos de plantas) e extratos preparados a partir do cultivo do microrganismo (metabólitos de fungos amazônicos), sendo detentores de atividades biológicas de interesse, tais como: antioxidante, fotoprotetora, antimicrobiana e citotóxica. 

“O desenvolvimento deste projeto sinaliza para o aproveitamento dos recursos naturais da região Amazônica, agregado ao potencial da nanotecnologia, primando pelo desenvolvimento científico com bases para a sustentabilidade e consequente desenvolvimento da bioeconomia no estado do Amazonas”, disse Patrícia Melchionna.

A Rede AMNANO conta com laboratórios de 5 instituições do Amazonas: UEA, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Instituto Senai de Inovação (ISI). Ela também integra Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), que é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Realização da pesquisa  

Melchionna explica que o processo de seleção das plantas amazônicas, se dá por seu uso medicinal e das produtoras de óleos essenciais, e por suas atividades biológicas. Os fungos escolhidos são todos endofíticos, ou seja, vivem dentro das plantas e já foram utilizados em estudos anteriores, sendo produtores de substâncias bioativas.  

“De posse dos extratos (fungos e plantas) e dos óleos essenciais, procedeu-se com as análises de atividade antioxidante, fotoprotetora, citotóxica e antimicrobiana. As amostras que se mostraram mais ativas foram selecionadas para serem nanoencapsuladas”, afirmou. 

Após os bioprodutos serem nanoencapsulados, foram realizadas a caracterização e determinação da atividade biológica, liberação controlada e estabilidade. Em seguida, estabeleceu-se a concentração desses ativos para a formulação de produtos cosméticos, em especial emulsões fotoprotetoras. 

“Até o momento foram desenvolvidos dois bioprodutos nanoencapsulados: o extrato da semente do guaraná (Paulinia cupana) e o óleo essencial de pau rosa (Aniba rosaeodora)”, disse.  

Apoio da Fapeam  

A pesquisadora destacou o apoio da Fapeam na consolidação dos grupos de pesquisa da UEA, do Ifam e da Ufam, envolvidos no projeto. Além da importância da Fundação no desenvolvimento dos bioativos amazônicos, que poderão ser utilizados em diferentes produtos para a indústria cosmética, alimentícia e farmacológica, por exemplo. 

Programa Pró-Estado  

O programa visa fortalecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas que ampliem a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu consiste em apoiar, com recursos financeiros, ações de formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Amazonas, para o desenvolvimento e utilização de conhecimento científico e inovação tecnológica no âmbito das instituições estaduais de ensino superior. 

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

Por Redacao 1 hora atrás

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

Por Redacao 2 horas atrás

COP 30: Governo do Amazonas lança portfólios, catálogo de pesquisas e inventário de ações sobre mudanças climáticas e biodiversidade

Por Redacao 2 horas atrás

Novembro Azul: SES-AM intensifica cuidados com a saúde do homem

Por Redacao 3 horas atrás

Governo do Amazonas promove ação de cidadania voltada aos beneficiários e trabalhadores do Prosai Parintins

Por Redacao 3 horas atrás

Hospital João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente

Por Redacao 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?