Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Núcleo de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas vai aumentar número de vagas em 2024
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Núcleo de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas vai aumentar número de vagas em 2024
Executivo

Núcleo de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas vai aumentar número de vagas em 2024

Redacao 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Com 30 anos de existência, o núcleo já atendeu mais de 10 mil praticantes

Fotos: Vicente Silva/DCS PMAMReferência em tratamentos terapêuticos, o Núcleo de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai ampliar, entre 30 a 50, o número de vagas para 2024. Atualmente, 126 praticantes são atendidos pelas equipes multidisciplinares no Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Conforme o coordenador do núcleo, capitão Luiz Strieder, para o ano de 2024, mais uma equipe multidisciplinar será implementada nos trabalhos, no turno vespertino. Com o reforço, serão geradas 30 a 50 novas vagas. “O objetivo é diminuir a fila de espera. Hoje, ela gira em torno de 227 pretensos praticantes à prática. Então, vai ajudar a diminuir o número de pacientes na fila”, destacou o capitão.

Com 30 anos de existência, a equoterapia da PMAM já atendeu mais de 10 mil praticantes, e atua com equipes multidisciplinares compostas por equitadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, auxiliares dos especialistas e estagiários.

As atividades são divididas em quatro fases: na primeira são trabalhados os praticantes que precisam de apoio e atenção para ficar sob o cavalo; a segunda fase é direcionada aos praticantes que conseguem desenvolver atividades de forma independente, contudo, com orientação do mediador; a terceira e quarta fase trabalham praticantes que possuem habilidades equestres.

Ainda de acordo com o capitão Luiz Strieder, para fazer parte da prática de equoterapia da PMAM, primordialmente, o solicitante deve passar por uma consulta médica. “Após isso, ele deve trazer o laudo ou a orientação indicando a prática de equoterapia. Com o laudo, ele procura o regimento para ser atendido pela equipe que vai colocá-lo na lista de espera”, explicou o coordenador.

Fotos: Vicente Silva/DCS PMAMAtendimento especializado

De acordo com a psicóloga do núcleo, Eulália Campos, durante a prática de equoterapia, a equipe traça as informações com relação às patologias de cada praticante, para que os atendimentos sejam direcionados aos especialistas que compõem o núcleo.

“Trabalhamos durante as atividades não só as questões motoras, mas cognitivas; a percepção dele em relação ao meio; à interação com a equipe; à confiança com relação ao animal. Para que a gente consiga entender a dinâmica do praticante e as necessidades dele, tanto cognitiva, motora e sensorial”, explicou a psicóloga.

Benefícios da equoterapia, conforme especialistas:

· Desenvolvimento do afeto, em razão do contato com o cavalo;· Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;· Melhora da postura e do equilíbrio;· Aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar;· Melhora do tônus muscular;· Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.· Facilita a interação social

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

Por Redacao 11 horas atrás

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

Por Redacao 14 horas atrás

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

Por Redacao 14 horas atrás

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

Por Redacao 15 horas atrás

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

Por Redacao 15 horas atrás

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

Por Redacao 17 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?