Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Instituto da Mulher Dona Lindu registra 50 mil atendimentos em 2025
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Instituto da Mulher Dona Lindu registra 50 mil atendimentos em 2025
Executivo

Instituto da Mulher Dona Lindu registra 50 mil atendimentos em 2025

Redacao 3 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Houve 3,5 mil nascimentos esse ano na unidade, que integra o Complexo Hospitalar Sul

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS), encerra o ano de 2025 com um balanço expressivo de atendimentos, reafirmando seu papel estratégico na assistência à saúde da mulher e na atenção materno-infantil na rede estadual. Ao longo do ano, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), contabilizou 51.881 atendimentos, sendo 47.427 de urgência e emergência e 4.454 ambulatoriais.

Na assistência obstétrica, o Instituto da Mulher Dona Lindu registrou 3.515 nascimentos em 2025, consolidando-se como uma das principais referências da rede estadual para gestantes de alto risco, com foco na segurança, na humanização do parto e no cuidado integral à mulher.

O trabalho das equipes também se manteve ativo em datas simbólicas, como o Natal. Somente no dia 25 de dezembro de 2025, entre 0h01 e 23h59, a unidade contabilizou 13 nascimentos, evidenciando a assistência ininterrupta prestada pelo IMDL, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, que na manhã desta sexta-feira (26/12) esteve na unidade, os números demonstram a potência do IMDL na rede estadual. “O Instituto Dona Lindu consolida-se como uma importante unidade da nossa rede não apenas no parto, mas no atendimento ginecológico”, observa a secretária.

Na manhã desta sexta-feira, ela e equipe estiveram na unidade para acompanhar o atendimento e também entregar kit enxoval para as mães de recém-nascidos, incluindo Max Gabriel, o primeiro bebê a nascer no Natal de 2025 em uma maternidade estadual.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

Keityanne Cavalcante, que foi atendida na unidade, relata o acolhimento e a qualidade do atendimento recebido no IMDL. “Eu queria o parto normal novamente. Tenho muito medo de cesárea e já cheguei decidida. Minhas experiências anteriores aqui no Dona Lindu foram muito boas, por isso decidi ter meu bebê aqui mais uma vez”, relata a mãe, que teve seu terceiro filho, Santiago, sem complicações durante a gestação. O recém-nascido nasceu com 3,604 quilos e 50 centímetros, assim como os dois partos anteriores da mãe, também realizados no IMDL.

A diretora assistencial do Complexo Hospitalar Sul, Soane Alves, destaca que os resultados são fruto de planejamento, organização dos fluxos assistenciais e do empenho diário das equipes que atuam no Instituto da Mulher Dona Lindu.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM

“Nosso trabalho é pautado no acolhimento, no respeito e na responsabilidade com cada mulher que chega à unidade. Buscamos fortalecer a vinculação das pacientes com o Instituto da Mulher Dona Lindu, garantindo um cuidado seguro e humanizado, sustentado pelo comprometimento diário das equipes multiprofissionais que atuam na assistência com o nosso propósito de cuidar de vidas”.

Sob gestão da Agir Saúde, o Instituto da Mulher Dona Lindu segue como unidade estratégica da SES-AM e do Complexo Hospitalar Sul, contribuindo para o fortalecimento da política estadual de atenção à saúde da mulher, com foco na humanização, na segurança do paciente e na prestação de um cuidado cada vez mais qualificado às mulheres amazonenses.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

HPS Platão Araújo alerta para os casos de desidratação, após excesso no consumo de bebidas nas festas de fim ano

Por Redacao 3 horas atrás

Sepror reúne instituições para debater estratégias de enfrentamento à mosca-da-carambola

Por Redacao 3 horas atrás

SES-AM registra 4,5 mil atendimentos de urgência e emergência durante o feriado de Natal

Por Redacao 3 horas atrás

Concerto no Teatro Amazonas encerra a programação do FAMA 2025

Por Redacao 4 horas atrás

Prosai Parintins: UGPE obtém outorga para operação sustentável de poços perfurados por meio do programa

Por Redacao 4 horas atrás

Vigilância em Pauta: FVS-RCP fecha o ano com a 9ª edição da revista digital sobre ciência e cuidado no território

Por Redacao 4 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?