Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Thaysa Lippy apresenta iniciativa para apoiar jovens com autismo rumo à autonomia
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Thaysa Lippy apresenta iniciativa para apoiar jovens com autismo rumo à autonomia
CMM

Thaysa Lippy apresenta iniciativa para apoiar jovens com autismo rumo à autonomia

Redacao 17 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A vereadora Thaysa Lippy (PRD) propôs instituir o Programa Municipal “Caminhos para a Autonomia”, que tem como foco oferecer mentoria voluntária a adolescentes e jovens adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Manaus. O PL nº 720/2025, apresentado neste mês de novembro, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), visa promover inclusão social, autonomia e desenvolvimento pessoal.

“O objetivo do projeto é ajudar jovens com autismo a ganharem mais autonomia e confiança para viver em sociedade. A ideia é que eles contem com mentores voluntários, pessoas preparadas para orientar, incentivar e acompanhar esses jovens em atividades do dia a dia, nos estudos e na convivência social”, afirmou Thaysa Lippy.

Segundo ela, o programa quer criar oportunidades reais de inclusão, aproximando os participantes da comunidade e fortalecendo suas habilidades para o futuro, tudo isso sem gerar novos custos para o município, aproveitando parcerias e espaços que já existem.

Conforme o PL, o programa prevê a conexão entre jovens com TEA e mentores capacitados, que atuarão em escolas municipais e espaços públicos, com apoio psicossocial e educacional. A execução será feita sem novos custos ao município, utilizando estruturas existentes e parcerias com universidades, associações e organizações da sociedade civil.

Consta ainda no PL que o programa busca ir além do diagnóstico e da assistência básica, oferecendo oportunidades concretas de integração social, formação de habilidades e inserção comunitária, em consonância com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA (Lei nº 12.764/2012) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O projeto reforça o compromisso de Manaus com uma sociedade mais inclusiva, solidária e humana.

De acordo com o artigo 2º do PL, o programa tem como objetivos específicos: estimular o desenvolvimento de habilidades para a vida diária, educação continuada e inserção social de pessoas com TEA; conectar jovens com TEA a mentores voluntários capacitados para oferecer orientação e apoio individualizado; promover o convívio comunitário e o fortalecimento de vínculos sociais.

O PL menciona ainda que a execução do programa se dará por meio de parcerias com universidades, associações de autismo, centros comunitários e organizações da sociedade civil; treinamento básico e gratuito aos mentores voluntários, fornecido pelo Poder Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes; utilização de espaços públicos municipais para encontros e atividades, sem custos adicionais ao orçamento municipal.

Texto: Audrey Bezerra (assessoria de imprensa do parlamentar)

Leia Também

Câmara Municipal de Manaus aprova projetos sobre benefícios a servidores e reestruturação do RPPS

Por Redacao 12 horas atrás

Presidente David Reis esclarece proposta que regulamenta sessões híbridas na CMM

Por Redacao 13 horas atrás

Presidente David Reis esclarece proposta que regulamenta sessões híbridas na CMM

Por Redacao 13 horas atrás

PL de Yomara Lins que institui campanha de orientação sobre o glaucoma chega à fase final na CMM

Por Redacao 15 horas atrás

PL de Yomara Lins que institui campanha de orientação sobre o glaucoma chega à fase final na CMM

Por Redacao 15 horas atrás

Rodrigo Sá participa de entrega da primeira etapa modernizada da AM-010

Por Redacao 16 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?