O vereador Sérgio Baré (PRD) repercutiu, nesta terça-feira (11 de novembro), uma denúncia divulgada pelo portal CM7 Brasil envolvendo comentários de teor ofensivo atribuídos a profissionais de saúde da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Sul de Manaus.
Segundo o portal, o conteúdo em áudio mostra profissionais fazendo comentários inapropriados sobre uma criança em cuidados paliativos e sua mãe. “Ela está doida que ele morra”, dispara uma das profissionais. A mãe da criança, ouvida pelo veículo, afirmou ter ficado abalada ao tomar conhecimento do conteúdo. “Desde que ouvi o áudio, tudo que eu faço é chorar”, disse ela ao portal.
Durante pronunciamento em plenário, Sérgio Baré solicitou esclarecimentos do Governo do Estado sobre o caso e defendeu a adoção de medidas educativas voltadas à humanização no atendimento. O parlamentar destacou que o respeito é um princípio fundamental no serviço público, especialmente em situações que envolvem pacientes em estado de vulnerabilidade.
Em seu discurso, o vereador afirmou que, em sua trajetória de mais de 15 anos no serviço público, já presenciou diversas situações difíceis envolvendo famílias e pacientes, mas destacou que o compromisso ético deve prevalecer em qualquer circunstância. “Em todos esses anos, já vi filhos abandonarem mães; irmãos abandonarem irmãos; mas nunca vi uma mãe abandonar um filho”, afirmou, em respeito à trajetória de cuidado da mãe.
Baré acrescentou que o episódio deve servir de reflexão sobre a importância da empatia e do preparo emocional dos profissionais de saúde, reforçando que situações como essa fragilizam a confiança da população no atendimento público.
O parlamentar recebeu apoio do vereador Dione Carvalho (Agir): “Nós parlamentares temos o dever de agir por essas pessoas injustiçadas, conte comigo para levar essa denúncia ao Ministério Público”, concluiu o vereador defensor das crianças cardiopatas.
Texto: Carol Veras (assessoria de imprensa do parlamentar)