Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis discute inovação e sustentabilidade na Amazônia
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis discute inovação e sustentabilidade na Amazônia
Executivo

Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis discute inovação e sustentabilidade na Amazônia

Redacao 9 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos do seminário

FOTOS: Bruno Leão/Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) promoveu, nesta terça-feira (12/11), o 5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis, realizado no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), no Distrito Industrial de Manaus. Com o tema Bioeconomia e Inovação Sustentável no Amazonas, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, gestores públicos, e representantes de ONGs e da sociedade civil para discutir caminhos viáveis e sustentáveis para o desenvolvimento econômico do Amazonas, valorizando a sociobiodiversidade local.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Sedecti, Jeibi Medeiros, liderou o evento representando o titular da pasta, Serafim Corrêa. Medeiros destacou a importância do seminário para o desenvolvimento da bioeconomia no Amazonas, mencionando que o evento fortalece a elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia.

“É uma discussão muito rica, que é de muito proveito para o Estado. A cada edição, fortalecemos a troca entre setores público, privado, acadêmico e sociedade civil, criando um ambiente de colaboração que impulsiona novos negócios, pesquisas e projetos sustentáveis”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06), Felipe Pinheiro, destacou a relevância de estabelecer uma comissão de bioeconomia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para consolidar políticas voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e fomentar discussões essenciais para o setor.

“A criação de uma comissão possibilitará a expansão dessa discussão. Considero que é muito vantajoso para o Amazonas, que tem abundância de recursos naturais, ter um espaço onde o Legislativo Estadual possa debater políticas para gerenciar e normatizar o uso desses recursos. Quando buscamos esse diálogo, acredito que a sociedade é a maior beneficiada, e os resultados são melhores para todos”, ressaltou Felipe Pinheiro.

FOTOS: Bruno Leão/Sedecti

Alternativas

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), Aluízio Barbosa, compartilhou as ações da Ciama no Comitê Gestor de Bioeconomia, enfatizando o desenvolvimento de fontes de energia alternativa para comunidades isoladas. “A Ciama faz parte do comitê de bioeconomia, e o que coube à Ciama nesse comitê foram as fontes de energias alternativas. Nós já temos alguns estudos com comunidades isoladas. Houve também a iniciativa de promover um curso de pós-graduação em bioeconomia, que capacitará servidores do Estado para dar suporte a esse movimento.”

A diretora de Bionegócios do CBA, Andrea Lanza, falou sobre o processo de transformação do centro em um hub de negócios sustentáveis, focado na comercialização de produtos da biodiversidade amazônica. “Nosso maior desafio é fazer um mapeamento das principais cadeias produtivas e comunidades que trabalham com produtos da biodiversidade”, explicou.

Lanza destacou ainda que o objetivo central é apoiar o desenvolvimento econômico das comunidades locais, promovendo o compartilhamento de benefícios com os pequenos produtores, ribeirinhos e moradores das comunidades.

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos do seminário: Ecossistema de Negócios; Mudanças Climáticas, Carbono e Internacionalização; Governança, Pessoas e Cultura; e Energia Renovável. Essas sessões resultaram em estratégias para fortalecer a bioeconomia no Amazonas, contribuindo para uma economia mais inclusiva e ambientalmente responsável.

O post Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis discute inovação e sustentabilidade na Amazônia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Em Novo Remanso, Idam oferece capacitação em Boas Práticas Agrícolas da Cultura do Abacaxi

Por Redacao 4 minutos atrás

Campanha ‘Faça a Conta. Use GNV’ que oferece até R$ 4 mil para motoristas entra em reta final

Por Redacao 4 minutos atrás

Seinfra recupera ruas do sistema viário de Silves

Por Redacao 1 hora atrás

Semana do Folclore: Oficinas gratuitas no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e apresentações no Teatro da Instalação

Por Redacao 2 horas atrás

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

Por Redacao 2 dias atrás

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

Por Redacao 2 dias atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?