Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Projeto de Thaysa Lippy estimula reaproveitamento de equipamentos para idosos em vulnerabilidade
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > CMM > Projeto de Thaysa Lippy estimula reaproveitamento de equipamentos para idosos em vulnerabilidade
CMM

Projeto de Thaysa Lippy estimula reaproveitamento de equipamentos para idosos em vulnerabilidade

Redacao 3 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A vereadora Thaysa Lippy (PRD) apresentou nesta semana, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (nº 722/2025) que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Reaproveitamento e Doação de Tecnologias Assistivas para Idosos em Situação de Vulnerabilidade, denominado “Assistência Solidária”.

A proposta tem como objetivo promover a responsabilidade coletiva e o engajamento da comunidade, incentivando a doação de equipamentos como cadeiras de rodas, andadores, bengalas, muletas, aparelhos auditivos e outros dispositivos que possam ser reutilizados por quem mais precisa.

Além do impacto social, o projeto também traz um viés sustentável, ao propor o reaproveitamento de tecnologias assistivas que muitas vezes permanecem sem uso, apesar de ainda estarem em boas condições. “Trata-se de uma iniciativa que une compromisso social, sustentabilidade e eficiência administrativa, em benefício direto dos idosos em situação de vulnerabilidade no município de Manaus”, destacou Thaysa Lippy (PRD).

O texto estabelece que o programa seja pautado em princípios como transparência, eficiência e equidade na gestão pública, garantindo critérios claros para a arrecadação, manutenção e destinação dos equipamentos.

Para facilitar a participação popular, o projeto prevê a criação de Pontos de Coleta em locais estratégicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

De acordo com o artigo 1º do PL, o programa tem como finalidade “incentivar a doação, o reaproveitamento, a manutenção e a destinação de Tecnologias Assistivas a idosos em situação de vulnerabilidade social e econômica”.

Entre as diretrizes do Programa “Assistência Solidária”, estão: promover a dignidade, a autonomia e o bem-estar da pessoa idosa; incentivar a solidariedade e o comprometimento social da comunidade; assegurar o uso racional dos recursos, prevenindo o descarte indevido de equipamentos em condições de uso; garantir a transparência em todas as etapas de arrecadação, gestão e destinação das doações.

Para Thaysa Lippy, o projeto é uma forma de fortalecer políticas públicas voltadas à pessoa idosa, promovendo inclusão e qualidade de vida. “Queremos transformar solidariedade em política pública. Muitas vezes, um equipamento guardado em casa pode devolver a mobilidade e a independência a quem mais precisa”, afirmou a vereadora.

Texto: Audrey Bezerra (assessoria de imprensa)

Leia Também

‘Medida necessária’, diz Sérgio Baré sobre reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 28 minutos atrás

‘Medida necessária’, diz Sérgio Baré sobre reforma da Previdência Municipal

Por Redacao 28 minutos atrás

Projeto de Thaysa Lippy estimula reaproveitamento de equipamentos para idosos em vulnerabilidade

Por Redacao 3 horas atrás

Projeto de Zé Ricardo busca garantir transparência e prioridade aos direitos da infância e adolescência

Por Redacao 4 horas atrás

Audiência Pública evidencia falhas na proteção infantil em Manaus

Por Redacao 5 horas atrás

Elan Alencar participa de solenidade para alunos oficiais da Polícia Militar do Amazonas

Por Redacao 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?