Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Polícia científica do Amazonas começa a restaurar numeração suprimida de armas de fogo
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Polícia científica do Amazonas começa a restaurar numeração suprimida de armas de fogo
Executivo

Polícia científica do Amazonas começa a restaurar numeração suprimida de armas de fogo

Redacao 2 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A técnica, baseada em princípios metalográficos, permitirá restaurar números de série raspados em armas apreendidas

Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), iniciou a aplicação do exame metalográfico para a restauração de números de série em armas de fogo. A técnica, que é realizada pelo Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (ICB-LSB), está em fase de implementação e está sendo testada pelos peritos da Balística Forense. O método irá aprimorar a identificação de proprietários e o rastreamento do histórico de armamentos apreendidos.

O procedimento vem sendo testado em parceria entre o Setor de Balística Forense (SBF) e o Laboratório Forense de Análises e Compostos (Lafasc). A expectativa, conforme o perito criminal Marcos Kanso, lotado no SBF, é empregar o exame metalográfico como ferramenta complementar na investigação criminal.

“Por meio desse exame, poderemos descobrir o proprietário legítimo do armamento. É uma técnica que oferece elementos importantes para devolver a arma a quem teve o bem furtado, bem como auxiliar a autoridade policial com dados que permitirão a realização de novas diligências”, explicou o profissional.

O perito criminal Pedro Souza, lotado no Lafasc, destacou que a etapa de testes busca padronizar os procedimentos laboratoriais para a revelação da numeração. Durante a fabricação, a arma recebe um número de série, que pode ser gravado por micropercussão (Dot Pin), gravação a laser, cunhagem, dentre outros. O exame metalográfico permite recuperar essas marcações suprimidas, por meio de etapas que utilizam diversos produtos químicos até que a numeração volte a ser visível.

Após o número de série da arma ser revelado, o dado é inserido no banco de informações da SSP, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A partir desse registro, é possível identificar o proprietário e consultar todas as ocorrências relacionadas ao armamento.

Fotos: Victor Levy/SSP-AM

Resultados iniciais

Nos primeiros testes realizados pela equipe da Balística Forense, a técnica já demonstrou potencial em casos práticos. Em um dos ensaios, foi possível restaurar parcialmente a numeração de um revólver apreendido com o número de série suprimido, o que permitiu traçar o histórico do armamento.

“Nós recebemos um revólver que estava com o número de série suprimido. Com o exame metalográfico, conseguimos revelar esse número e, ao inserir no sistema, verificamos que a arma havia sido furtada e que pertencia a uma empresa de segurança. Agora, a arma, após ser entregue à Divisão de Recebimento, Análise e Distribuição da Polícia Civil (DRAD), poderá ser devolvida à empresa”, concluiu o perito criminal Marcos Kanso.

O post Polícia científica do Amazonas começa a restaurar numeração suprimida de armas de fogo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Feira de Produtos Regionais: ADS divulga programação desta semana

Por Redacao 43 minutos atrás

PC-AM fará leilão virtual de veículos apreendidos; 17 lotes estarão disponíveis em dezembro

Por Redacao 46 minutos atrás

Sejusc inicia arrecadação de roupas e calçados para pessoas em situação de rua

Por Redacao 2 horas atrás

Sejusc realiza mais de 1,4 mil atendimentos durante a 26ª edição do Governo Presente, na zona norte

Por Redacao 3 horas atrás

Onça-pintada resgatada no meio do Rio Negro é devolvida à natureza após operação de 24 horas, no Amazonas

Por Redacao 4 horas atrás

Governo Presente: 26ª edição registra mais de 7,8 mil atendimentos gratuitos no bairro Lago Azul, zona norte da capital

Por Redacao 19 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?