Atendimentos seguem até esta sexta-feira (07/11), das 8h às 14h, com solicitação de Passe Legal e Ciptea


A informação é uma peça chave para a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, o Governo do Amazonas reforça ações sociais e de divulgação de serviços para a população, por meio de campanhas como a “Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento”, realizada nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/11), no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim, zona centro-sul de Manaus.
Uma parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), a ação, que está na sua quarta edição, garante inclusão, acessibilidade e amplia o acesso à informação para PcDs, com orientações e serviços de solicitação do Passe Legal e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Para a mãe atípica Leda Guedes, de 43 anos, a iniciativa é estratégica e importante para as pessoas, pois muitos ainda não sabem sobre seus direitos. “Tenho dois filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eu sou psicóloga e trabalho na área da educação, aí eu vi o andar e o comportamento deles e fiquei desconfiada e fui ao neurologista. Eles têm 10 e 11 anos, então eu estou aprendendo sobre os direitos deles, antes eu não sabia”, relatou a mãe.

Foto: Raquel Oliveira/Arsepam
Leda ainda buscou os serviços do Passe Legal, que assegura o direito à gratuidade no transporte intermunicipal regular no Amazonas e orientações sobre o Passe Livre, referente ao transporte interestadual, para poder viajar com seus filhos com todos os documentos certos e sem preocupações.
“Vim atrás de uma orientação para meus filhos poderem viajar, vim atrás das carteirinhas pois estou aprendendo. Meus filhos têm tudo, mas é bom ter seu direito garantido, pois é importante lutar por isso, para que as pessoas respeitem tanto as crianças quanto os adultos com autismo”, reforçou.
Ouvidoria Cidadã


Segundo a chefe da Ouvidoria, Jessica Medeiros, a iniciativa foi promovida devido à grande procura pelos serviços para pessoas com deficiência por meio da população, sendo criada a campanha para ampliar esses atendimentos.
“Os usuários costumavam associar a fiscalização do transporte intermunicipal com as carteirinhas do Passe Legal, por isso, devido a essa grande procura da população, tivemos a iniciativa de juntar as duas secretarias e realizar a campanha. No decorrer da ação nós já tivemos mais de 300 atendimentos”, ressaltou a chefe da Ouvidoria.
Os atendimentos estão sendo realizados na Ouvidoria da Arsepam, no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim, das 8h às 14h. As senhas são limitadas e a campanha segue até o fim do ano, com a última edição nos dias 11 e 12 de dezembro.
Caso a população tenha alguma dúvida pode entrar em contato pelo WhatsApp da Ouvidoria, no número (92) 2020-1117, e via WhatsApp 24 horas.